O enigma do peso – massa muscular

Já tinha escrito aqui há dias a propósito de como a minha actual situação pessoal que envolve menos deslocações de bicicleta e a pé,ter sem dúvida contribuído para um aumento de peso, apesar de estar a correr e treinar muito para os meus padrões. Tenho tido um peso numa tendência crescente desde final de 2015. Andava pelos 76kg, mas agora desde Agosto que anda frequentemente perto dos 78 e tive um pico de quase 79. Também é verdade que no dia seguinte tinha menos de 76, mas adiante.

O estranho é que “olhando” para mim não me noto mais gordo.

 

screen-shot-2016-09-15-at-13-25-51

A body fat por outro lado manteve-se mais ou menos estável. É um indicador bastante irregular como demonstra o gráfico, de dia para dia pode variar muito, por vezes no próprio dia. É preciso ir limpando o gráfico de valores anormais, algo que não tenho feito nos últimos tempos e escolher aqueles que estão na média dos extremos.

screen-shot-2016-09-15-at-13-25-35

Percebi que o facto da % de body fat ser um indicador relativo e não absoluto, está a camuflar esta variável: tive um aumento consistente de quase 2kg de massa muscular, para além do aumento de gordura. Ganhei mais massa muscular do que gordura, mas ganhei ambos.

screen-shot-2016-09-15-at-13-25-18

Ou seja, é óbvio que se treinamos e comemos demais, vamos construir músculo. Nem tudo é mau. Mas devia conseguir queimar gordura e manter o músculo.

O Myfitness Pall mostrou-me que frequentemente estouro os meus limites de calorias. Também me mostrou a importância do que nós gastamos no dia a dia para “existir”, nas calorias queimadas por fazermos coisas como andar a pé, ir de bicicleta em vez de ir de metro ou carro ou arrumar a casa.

Depois de ler algumas coisas e recordando o que li no Racing Weight, estou a implementar um programa, vamos ver se resulta.

Leave a Reply

