recorde dos 5k

Screen Shot 2016-08-30 at 17.59.04

E pronto, hoje num treino muito muito duro bati o meu recorde dos 5k que tinha penas uns dias. Desta vez troquei trinta minutos na zona cardíaca 4, de grande esforço, por um de 5000 metros certos, um teste de tempo. Estava calor e muito, muito vento. O vento NS também me ajudou nos percursos NS, mas a verdade é que o embate psicológico de apanhar com rajadas brutais de frente a travar a pace é duro e desmoralizante. Não foi fácil. E treinei de manhã (30 minutos). Diria que em condições perfeitas, com descanso e sem vento, poderia atingir os 21:00, talvez até um pouco menos. Ainda longe dos sub 20 que permitem sonhar com uma maratona sub 3h. Embora no meu caso eu saiba que estimativas com base nestas coisas dão errado para mim em distâncias tão curtas. Sou proporcionalmente mais lento nelas e mais rápido nas longas.

Fico um pouco aborrecido de apesar de tudo isto ser só uma melhoria de cerca de 1 minuto e pouco face a um treino em maio de 2014. Parece pouco, mas penso que é porque são 5k. Fiz 22:51 com um pace de 4:25/km, para fazer sub 20 teria de ter um pace sub 4:00/km… Visto assim percebemos como diferenças brutais como menos 25 segundos por km podem reflectir-se em “apenas” 2 minutos. Numa maratona podem significar 15-20 minutos.

Em qualquer caso fiquei satisfeito. Nunca fui tão rápido. E ainda estou com peso a mais.

One thought on “recorde dos 5k

  1. Já estás a carburar a um bom ritmo, mesmo que ainda seja puxadito para as sub 3h.
    Tentei velocidade com calor agora nas férias e confirmei que o calor me continua a transformar num rissol – 10′ a 4.20/30 eram quase tortura.

    Tenho que avaliar isso por cá, quando este ‘fresco’ passar 🙂

Leave a Reply

