peso, o mistério resolvido

Screen Shot 2016-08-26 at 16.30.36

Bati novo recorde de peso nos últimos tempos e isto a correr 70km por semana. Instalei o myfitness pal de novo e reduzi substancialmente a quantidade de calorias ingeridas para um alvo de redução de 0,5kg por semana. Reforcei o intake de proteína, fibras e reduzi açúcares e hidratos. Fiz várias transformações e percebi que estava a rebentar por completo os meus alvos, só me espantava como antes o meu peso estava estável e por que razão começou a aumentar…

E eu explico. Estou desempregado pela primeira vez em 16 anos e por muitos motivos fiquei subitamente muito mais sedentário, um deles foi querer descansar, dormir sestas, jogar playstation, isto nos intervalos dos treinos.

Mesmo nos dias em que não ia de bicicleta ou a pé para o trabalho eu tinha de andar a pé uns 5km e nos outros dias era normal fazer 9-10km a pé. Ir de metro, escadas, subir marquês amoreiras, ir a pé para a creche buscar a minha filha, todas essas coisas queimam e não é pouco. Está aqui explicada a chave e por que razão eu de repente esteja com sérias dificuldades em perder peso mesmo quando iniciei um programa de corrida bem exigente.

Daqui a lição que eu retiro é o impacto enorme que têm os pequenos movimentos diários. Já estou a introduzir alterações. É interessante como ser “activo” tem um impacto mesmo grande. Tendemos a sobrevalorizar o desporto, como se só perdessemos calorias naqueles instantes. Nunca cheguei ao clássico do imbecil que vai de carro para o ginásio que fica a 5 minutos de casa etc. mas o esquema é um pouco esse. Quando estamos desocupados simplesmente não temos para onde ir!

Noutra nota, aderi a suplementos naturais para fibra e ferro. Notei grandes dificuldades, mesmo com esforço, em ter as % mínimas de fibra e ferro. Proteína também não é fácil. Só não recorro ao whey de novo porque até tenho tempo para ir às compras de alimentos frescos e faço-o 2x por dia para me mexer.

Vamos ver, perder 3kg é crítico se sonho sequer em sub 3h.

 

One thought on “peso, o mistério resolvido

Leave a Reply

