recorde pessoal nos 5000m

Treino de hoje, 10  minutos “fáceis”, 20′ no duro e 10 “fáceis”. Primeiro treino pela fresca, muito cedo e quase sem vento. Bati o meu recorde dos 5000m que vinha de 2014, mas numa série em que um dos km foi feito num suposto ritmo fácil.
Screen Shot 2016-08-23 at 22.15.17

Tirei apenas um minuto ao tempo anterior, mas o anterior (fui ver) foi um teste de 5k em 2014. Sei que poderia tirar mais 1 ou 2 minutos num teste igual a 2014.

O relevante neste teste não é só o acidente dos 5k, mas ter corrido 20 minutos a 4:25/km com o coração numa batida média de 170bpm.

Screen Shot 2016-08-23 at 22.17.45

A 4:25/km faria a maratona em 3 horas e 2 minutos. Já tive essa experiência uma vez de ver como o meu pace em séries com o coração a bombar nos limites acabava por se transformar no ritmo “esforçado” próprio da corrida dali por uns meses.

Se fizesse uma série de 20 minutos num pace sub 3h, como a 4:10, basicamente estava a dizer ao meu cérebro / corpo: “tu consegues correr 20 minutos a 4:10, consegues correr 3 horas”. Mesmo que ele não acreditasse logo… não se trata de aguentar 1-5 minutos. Aguentar 20 minutos já exige aquela habituação. Eu acredito, com o treino de hoje, em algo sub 3h:15.

Tenho de aceitar que qualquer coisa sub 3h15′ é um avanço muito grande face às 3h30′. Entrei na parte exponencial da coisa. À medida que me aproximar de Novembro vou afinar o alvo.

Até estou a gostar de treinar estrada de novo, mas porque já não treinava há 2 anos. Talvez não seja mesmo estúpido deixar o sub 3h para outra maratona de estrada daqui por mais 2 anos depois da maratona do Porto. Escolher Berlim por exemplo. Uma cidade que nunca tenha visitado…

Sinto que se batesse as 3h no Porto, ficaria um pouco orfão de objectivos em estrada. Não me vejo feito maluco a querer melhorar umas 2h58m para 2h48m. Veremos.

 

 

 

 

Leave a Reply

