alerta de peso

Foi em fevereiro deste ano que falei no excelente my fitness pal.

Vou ter de recorrer a ele de novo.
Screen Shot 2016-08-15 at 18.24.34

Estou quase com 79kg! A última vez que pesei tanto foi em Novembro de 2013 e nessa altura estava a perder peso em barda depois de começar a correr nesse ano, partindo de 86kg de peso. Sei que tenho flutuações de 1kg em menos de 24h mas isto é estranho.

O que me deixa alerta é que este ganho de peso vem depois de uma semana em que torrei mais de oito mil calorias a correr. Tendo em conta o meu metabolismo basal isto equivale a uns 4 dias de comida.

Já tinha sentido dificuldades em perder peso no plano para a Ehunmilak mas aí atribuí o ganho a massa muscular. Neste caso para já, volto ao fitness pal e à contabilização meticulosa das calorias para perceber o que está a acontecer. Para já, descobri que aquele maldito pacote de pretzels que devorei enquanto bebia cervejas atrás de cervejas tinha quase 400kcal. Ou que a manteiga no pão são logo 50kcal. Maldita manteiga.

Também noto que estou com alguma retenção de líquidos e edema nos pés, fruto de correr em altas temperaturas ao sol. Já passei por isso em doses muito piores nos anos anteriores. São flutuações muito grandes de hidratação / desidratação, perdas de sais, o corpo fica todo trocado com as quantidades de água que se perde e consome. Sei que o salto explosivo de peso deriva disso em boa parte.

Para a maratona do Porto é essencial um peso inferior a 75.5kg… Pus 74kg como objectivo muito ambicioso e temporário. Mas vou tentar.

2 thoughts on “alerta de peso

  1. Bem, se descobrires o segredo avisa, nos últimos tempos tenho andado entre 77-80 e atribuo isso ao facto de ser um bidão voraz, apesar da corrida. Não cometo demasiados excessos, mas também não me privo de várias coisas que sei que poderiam ajudar. Em velocidade, certamente que pago caro por isso, mas pronto.

    Acho que não peso abaixo de 75kgs desde que deixei de jogar basket a nível oficial. (mete para aí do ano 2000 para trás)

    1. Estou a usar o myfitness pall de novo. Em apenas 3 dias já percebi que era impossível perder peso a comer o que estava a comer e sobretudo a beber a cerveja que ando a beber. Mas os ajustes também vão operar-se na proteína e no ferro. Para teres uma ideia, hoje comi 3 ovos e 300grs de bife e mesmo assim fiquei abaixo da dose diária de proteína e ferro de uma pessoa normal. Vou mesmo ter de voltar aos suplementos de whey. Outra é a velha amiga fibra. Mesmo a esforçar-me, a comer tudo integral, esquece. Para ter a quantidade ideal tens mesmo de ir à procura de superalimentos. Coisas que fazem o pleno. Se comes batata, arroz branco, pão normal, se bebes umas cervejas… é tudo calorias que não dão nutrientes. Eu acho que tenho comido tão mal e estou tão pesado que se recuperar nisso vou notar uma diferença grande.

Leave a Reply

