ponto de situação, treinos bi-diários, lesões

Tenho sobrevivido a dias com bi-diários, ontem foi um, particularmente duro.

Screen Shot 2016-08-11 at 09.10.31

Fiquei feliz pelo 3×12′ hard com 2 minutos de recuperação, no José Gomes Ferreira. Foi sem dúvida um dos treinos mais duros de que me lembro fazer devido ao calor muito forte e ao cansaço acumulado. Interessante ter batido o meu PR na volta do parque. Estou um pouco mais rápido que em 2014, data dos melhores tempos (em que estava a treinar para maratona também), mas não muito mais rápido. É nítido que estou com peso a mais e que ainda não estou no pico de forma que espero estar em Outubro. Mas o calor também dá uma desculpa.

Escolhi fazer este treino neste parque com muitas subidas e descidas porque nos 30 minutos fáceis de manhã senti uma pontada muito forte na zona lateral do joelho esquerdo, precisamente no fim dos 30′. Ainda faltava para chegar a casa e podia ter corrido mais 800 metros, mas preferi parar logo ali o treino. Um treino de muita intensidade num parque cheio de curvas e subidas é menos duro nos impactos e é mais fácil termos o coração lá em cima nas subidas.

O volume é muito grande e sinto-me nesta fase a “surfar” no limite das lesões ao seguir o plano nível III Avançado da Garmin para a maratona. É preciso estar muito atento e tirar o pé do acelerador, eliminar treinos.Hoje o plano sugere 45 minutos fáceis ou então crosstrain. Nem vou hesitar: crosstrain qualquer como pesos e bodyweight, pilates, alongamentos… Talvez faça um pouco de ciclismo. Tudo menos correr.

Estou em grande deficit de sono. Ainda não me consegui disciplinar nessa parte e irrita-me acordar ensonado com a minha filha a chamar-me. Antes acordava de um salto só.

Estou bastante partido, mas se hoje dormir uma sesta, há esperança de recuperar. Ando a comer melhor também.

Espero que me passe esta sensação, que o calor normalize e que haja a merda de um dia sem ventos ciclónicos em Lisboa, e possa finalmente fazer testes decentes para perceber onde estou em termos de forma.

 

Leave a Reply

