10′ warmup 5×5′

Mais um treino quase sabotado pelo garmin 610. Depois de perder 20 minutos a tentar que aceitasse os dados, tive de ir com o suunto e fazer as cinco séries de 5 minutos manualmente durante o treino. Felizmente tinha um ecrã do suunto programado com ritmo cardíaco e cronómetro de “lap”.

O resultado:

Capture

Ok, não estou eufórico. Atenuantes, estou cansado. E preciso de perder 2.5 quilos pelo menos se sonho sequer em fazer sub 3 horas.

Mas andei pelos 4:25-4:40… senti alguma desilusão ao analisar os dados. Sei que não forcei, acabei “bem”. Ainda não comparei  estes dados com outros semelhantes de 2014, mas o que suspeito que ou não fui suficientemente forte ou então  consigo manter regimes cardíacos mais elevados com menor percepção de sofrimento. Talvez nos 170 e tal de média eu consiga 4’10” por km. Para a próxima verificamos.

A julgar por este teste, poderia ambicionar talvez uma maratona em 3h e 10 minutos lá para Novembro, o que bate certo com as minhas estimativas realistas e mesmo assim seria rapar 20 minutos às 3h30 de Málaga.

Uma maratona sub 3h implica correr 42km num pace sub 4’15” que nem atingi hoje em séries de 1k. Penso que estou pronto para uma maratona sub 3h quando fizer um treino igual a este mas com ritmos sub 4′, tipo 3’45 por km.

Mas realista, eu? É mesmo por me parecer para lá do possível do que quero cumprir quase 4 meses de treinos específicos. Tenho é de encarar de forma positiva qualquer tempo abaixo das 3h30 de málaga, sejam 3h20, 3h15, 3h10… As 3h são uma barreira simbólica, mas talvez seja demasiado cedo para a transpor.

Agora descansar dois dias e preparar-me para sexta, sábado e domingo.

5 thoughts on “10′ warmup 5×5′

  1. Portanto, já temos a versão Speedy ‘Bray’ Gonzalez em acção em Alvalade e arredores. Cuidado para não atropelares Pokemongos em circulação.

    As sub 3horas são de facto ambiciosas. mas olha que rapar uma boa porção de tempo a 3h30m já te vai dar trabalho e, obviamente, gozo ao consegui-lo. E, muito possivelmente, o teu corpo ainda recupera da tareia basca.

    De quando em vez, sou gajo para alinhar numas speedy séries lá na região, nem que seja para te motivar ao deixares lastro pesado para trás 😀

    1. Se calhar um piranha tank pois isto tem treinos de hills também. Mas agora estou no estaleiro, estou muito cansado nas pernas… deve ser ter feito a ehunmilak. Até pensei que vinha aí uma gripe mas não.

      1. Pois, é melhor ter a máquina orientada para não gripar 🙂 Vemos isso na boa, é só dizeres quando estiveres ok. Os pirañas dão por norma para 60-90′ aí a dar-lhe pela cidade.

  2. Boa! A logística simplificada de poder correr no nosso quintal. Epá, mas olha, o plano diz muitas vezes “run off road” e “run hills if you can”. Cheira-me a esquilos!

Leave a Reply

