ganhar músculo e peso

Tem sido um período estranho. Se tiver uma escala entre dois extremos o “eu maratonista de estrada” e o “eu ultramaratonista de trail”, neste momento estou no extremo do trail. O meu foco tem sido trocar treinos de estrada de manutenção, roladores etc. por desnível e runs tendencialmente muito longos e técnicos.

O meu ganho total de elevação em 2016 vai em 47 mil metros (estamos no início de Junho a menos de metade do ano). O meu total de 2015 (que incluiu UTAX e Transvulcania) chegou aos 53 mil metros em Dezembro.

Não vou insistir demais em desnível depois da ehunmilak, só algum para manter e não perder tudo para atacar de novo o MIUT em 2017. mas a diferença é grande. Em 2015 corri 1700km. Este ano já vou com 1200km e tenho ideia de treinar estrada para uma maratona sub 3h, o que pode facilmente levar-me para os 2500km – 3000km se não tiver lesões. De novo, é certo que não tenho mais ultra nenhuma este ano e quero reduzir.

O ponto é esta concentração de desnível e trilhos técnicos. Não consigo perder peso. Ando a comer muito e muitas vezes mal, com todo o tipo de excessos, mas já vou abordar no fim as minhas superfoods. O meu peso agora é diferente do que era em janeiro deste ano depois de uma longa paragem.

peso

 

Atingi um pico consistente de body fat de 15%. Depois comecei a treinar em Janeiro e veio por aí abaixo outra vez. É normal, não há nada de especial nisto, mas é bom ver que existe um feedback no nosso corpo. Não corres, engordas, corres, perdes gordura, embora no meu caso tenha mantido o peso.

fat

 

O peso foi – de acordo com a balança electrónica – para músculo. De um mínimo de 62kg em Janeiro deste ano, estou com 64 de sekeletal muscle mass.

muscle

 

Sinto as pernas um bocado diferentes, bastante mais “inchadas” na zona das coxas, especialmente o “rectus femoris” e “vasius intermedius”.

thigh-muscles-diagram

É ao ponto de quase todas as minhas calças de ganga estarem apertadas. Quando estou a descer os trilhos em Sintra sinto que são estes músculos que fazem grande parte do trabalho de travagem. Pelos vistos o cartoon do Oatmeal bate certo

Screen Shot 2016-06-12 at 18.59.50

 

2 thoughts on “ganhar músculo e peso

    1. Então? A primeira foi sub 4h. A segunda sub 3h30 e foi em Dezembro de 2014… Hoje em dia sei que consigo fazer 3:15 por testes. É rapar 15 minutinhos ao que sou hoje (ok, eu sei que é muito difícil e ainda não tenho a certeza, farei uns testes em agosto).

Leave a Reply

