nem todos os desníveis são iguais

Ontem treino muito duro em Sintra, na tempestade do ano! Que chuvada.

Screen Shot 2016-05-08 at 20.22.13

Eu e o João tivemos de encurtar caminho, tal era a borrasca. Deixou-me gelado e sem forças. Acabei a custo.

Hoje, um pouco dorido, voltei ao local de Monsanto onde acho que há melhor desnível técnico. Numa hora meti 400 metros, um pouco mais que no esquilo trepador (que inclui o Cozido), mas com menos 3km de distância. Dá um rácio desnível/distância de 5.8, já próximo dos 6.2 do MIUT e 6.5 de uma Ehunmilak, bem acima dos 3.5 dos 10km de um Esquilo Trepador.
Screen Shot 2016-05-08 at 20.12.10Screen Shot 2016-05-08 at 20.11.59

Vou explorar outras encostas, mas é difícil encontrar mais de 75 metros consecutivos em rampa técnica em Monsanto. Tenho analisado os perfis e isto é o mais extremo que encontro num loop que não implique subir e descer a mesma encosta, mas permita voltas.

Screen Shot 2016-05-08 at 20.12.22

O ponto a reter é que este desnível tem inclinações superiores a 20% que impedem a corrida ascendente e colocam grande stress na parte descendente. São singletracks e escadas irregulares que transformam o treino num exercício de força completo, o que acaba por ser mais semelhante com a realidade de ultras muito técnicas como o MIUT ou o que sei da Ehunmilak, ponde é raríssimo ter estradão inclinado e a progressão se faz lentamente.

Acho a rampa do cozido um workout excelente,  sem dúvida, mas a regularidade e distribuição do seu desnível por um estradão que permite descompressão nas descidas (isto quem faz séries nas mesmas) não simula estas ultras em que mesmo nas descidas a inclinação é tão elevada e técnica que faz mossa.

Não estou muito satisfeito, isto comparado com Sintra é para bebés, mas já é melhor do que nada. Até à Ehunmilak não farei nada em Monsanto que não sejam rampas ou coisas deste tipo.

 

 

 

Advertisements

2 thoughts on “nem todos os desníveis são iguais

    1. Basicamente, sim. O trilho que faço aqui a subir não é muito fácil de ver. É mesmo muito estreitinho e para a semana vou treinar com uma tesoura de poda, porque tem silvas, cardos e urtigas! E não estou a brincar 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s