Salomon speed cross 3, tempestade em sintra e frio

Screen Shot 2016-05-07 at 19.37.56Screen Shot 2016-05-07 at 19.38.10

 

Depois ter corrido 5ª e 6ª hoje era para fazer algo como o STE Remix, 1 loop, na casa dos 25, 26km e 1500m de desnível. A tempestade não deixou completar o percurso.

Tanto eu como o João começamos a sofrer quando se abateu uma chuvada e ventania épicas. O vento a vir de sul deixou-nos muito expostos no último bocado do percurso e fizemos um atalho. Eu já estava enregelado, os músculos muito presos e doridos do frio. Nunca vi Sintra tão inundada como hoje, alguns trilhos estavam transformados em riachos. Teria sido divertido se não fosse o frio. Foi um óptimo teste para as Speed Cross 3 pois estiveram no seu elemento. A sola é a mais agressiva de todas as sapatilhas que já possuí  e fisga terreno escorregadio e lamacento como pitons. Sinto que é bastante dura, a própria sapatilha é muito reforçada. Tem o lado positivo de blindar o pé em pisos muito técnicos. No rolador, contudo, não se compara às new balance ou ultra raptor. Enquanto corria fantasiei com uma sapatilha futurista que teria solas com lugs retracteis, seria goretex mas teria uns canais de escoamento de água ou arejamento automáticos (bastava carregar num botão) e até uma sapatilha com um modo “impermeável” tipo saco de plástico estanque incorporado para quando temos de passar rios e poças de lama fundas.

Resumindo, a sapatilha perfeita não existe. As speed cross são um monstro para tracção em piso técnico barrento ou lamacento com graus de inclinação muito elevados, quer a subir, quer a descer. Têm lugs mais extremos que as outras da salomon como as fellcross. Também providenciam grande protecção contra piso de pedra partida e pontiaguda. Acho-as ideais para a 1ª parte do MIUT por exemplo, pois corre-se pouco excepto em downhill muito técnico e não me esqueço que escorreguei mais de uma dezena de vezes e caí três. De resto, vivam as sapatilhas mais parecidas com sapatos de estrada. Talvez as “quebre” um pouco com o uso, mas são rígidas, inúteis em piso seco, hiper escorregadias em rocha lisa molhada (o que não é?) e tudo o que não seja calha debaixo dos pés. É bom ter algo assim no arsenal e portaram-se bem mesmo com chuva e completamente ensopadas.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s