Salomon Speed Cross 3 vs New Balance Leadville 3

As minhas últimas aquisições para o arsenal pessoal consistiram nas Salomon Speed Cross3 e as New Balance Leadville 3. Antes de mais, dizer que o meu padrão até agora são as La Sportiva Ultra Raptor e todas as sapatilhas são avaliadas vs as Ultra Raptor.

As minhas raptors vão com 800km e senti já na “estrutura” da sapatilha alguma folga, tendo frequentemente de ajeitar a patilha da frente porque tende a descair para a direita sobre o tornozelo, algo referido por outros users. Dito isto, foi com elas que fiz a 2ª parte do MIUT e tive zero problemas com elas, embora fosse também a parte menos técnica.
Fiz um treino de 10km e os primeiros 60km do MIUT nas Leadville.
leadville 3

As Leadville são à partida o protótipo da minha sapatilha de trail preferida. São muito pão pão queijo queijo. Óptimas para correr em 95% das condições de trail em Portugal em que o piso, mesmo o técnico, se caracteriza por ser duro. O interior é muito confortável, pesam um pouco menos de 300gr, a diferença é grande para as raptor. Os atacadores têm um sistema que os fixa bem e nunca temos de ajustar. A patilha é muito fina dando a sensação e “luva”. Parecem-me muito sólidas. Gosto do perfil discreto dos lugs da sola vibram em borracha aderente e de boa qualidade. Não oferecem o mesmo nível de protecção das raptors. É impossível comparar, mas tive 7 unhas negras na primeira parte. Pode ser de serem quase novas. O tamanho 44 era ideal. Talvez as tivesse mal ajustadas, mas o mais provável é só o MIUT ser uma besta para os pés e eu ser um menino.

No fim da prova (DNF) fiquei convicto que as Leadville teriam sido óptimas para a 2ª parte do percurso, menos técnico, com um final rolante e sem lamas. Na primeira parte pensei na sola das north face em goretex que uso em monsanto para treinos curtos pois é bastante minimalista e dura e demasiado quente, mas que tem uns lugs violentos que agarram em barro escorregadio.

Ontem fui à Decathlon arranjar a bicicleta e comprar material de corrida e vi as Speed Cross 3 a um bom preço, um pouco abaixo dos 100 euros. Com preciso de mais um par (as Cascadia 10 desfizeram-se ao fim de 400km) acabei por experimentar. Nunca pensei sequer dar uma chance a algo com sola assim (venho de estrada apesar de tudo) e já tive duas más experiências com Salomon, mas experimentei e gostei Isto teria sido a sapatilha para a minha primeira parte do MIUT e as leadville para a 2ª. Dei várias quedas e escorreguei muito em lama. Massacrei os pés e não tive praticamente partes rolantes em piso duro.

speedcross

Não sei se isto teria evitado o massacre que senti com as Leadville, os pontapés em pedras, as torções brutais, a precisão necessária, a submersão em lama gelada, etc.

Tenho lido relatos da Ehunmilak e já percebi que há semelhanças e queixas parecidas. Lama, piso escorregadio, desníveis enormes, piso muito duro e rochoso… 11 mil de desnível que dizem ser mais técnico que o Mont Blanc. Em qualquer caso irei ao MIUT para o ano, por isso, vou já quebrando e domesticando quer as leadville, quer as speedcross.

Advertisements

5 thoughts on “Salomon Speed Cross 3 vs New Balance Leadville 3

  1. Conselho de amigo, vai devolver as speedcross. Não há maior merda. Tenho umas, só as usei uma vez, que a empregada me meteu as ultra raptor para lavar e não tinha outros tenis de trail para ir aos esquilos. São mesmo más, mesmo em lama pelo tornozelo não prestam. Como tenis casual servem.

      1. Vario defeitos 🙂 Ao contrario do que a sola aparenta escorregam imenso (pedra molhada é o delírio), tem um drop enorme – a descer empura os dedos para a frente, a zona do calcanhar absorve imensa àgua e a sola n dura nada. Acredito que em areia ou neve fofa até possam resultar. Mas pronto, são giras e por isso comprei um par 😀

      2. Eheh Pedra molhada há alguma que não escorregue? Mas sim, como tem os lugs pronunciados, a superfície de contacto com superfícies sólidas e lisas é menor. Não obstante no MIUT ou Ehunmilak não será problema. Isso da água pode ser preocupante. O ponto do drop é interessante… Uso as la sportiva que tem 8mm de drop como as leadville, esta terá 9mm, mas já me ocorreu que em downhill técnico um drop zero podia ser mais favorável. Espero testá-las, venha chuva e lama.

      3. Hehe! Faz uma experiência muito simples; passa a esfregona molhada no chão da cozinha e dá 2 passos sobre o chão molhado ou então calçada molhada ainda é melhor… Tal e qual sapatos de fato acabados de comprar… mas não há como experimentar 😉 Acredito que as Sense Soft Ground seja melhores, estas é mais o aspeto que a funcionalidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s