tempo previsto para o MIUT

 

MIUTNão está fácil prever um tempo para o MIUT. A minha aposta para já é tentar bater as 24h. Tenho visto com cuidado as classificações e tempos de 2015. A prova tem algumas alterações, mas nada de muito significativo no contexto dos 115km. Conheço alguns dos atletas que fizeram em 2015 ou então sigo-os no strava. Isso dá para os comparar comigo e assim ter uma ideia do tempo que posso fazer. Se fosse por mim, apostaria em praticamente o mesmo tempo que o UTAX (é o objectivo do meu amigo João LP que vai comigo), ou seja, 21h30. Eu diria que estou mais forte do que antes do UTAX e que isso podia compensar os 3km e +1000m adicionais de desnível. Além disso no UTAX cai uma chuvada extrema, progredi muito lentamente em lama e demorei uma meia hora ou mais no abastecimento de muda de roupa que, a meu ver, não tinha condições num dia com chuva assim. Claro que na Madeira outras coisas poderão correr mal. Tenho de ter muito cuidado com a hidratação e com a passada flexível e curta para evitar bolhas.

Dito isto, se fosse avaliar pelos tais tempos de finisher de pessoas que conheço, eu diria que 24-25 horas é o mais plausível e não 21:30. Por exemplo, o Bruno Fernandes terminou o “meu” UTAX em 17h (e ainda se enganou no caminho perdendo uma eternidade), ou seja, 4h30 antes de mim, e se terminou o MIUT 2015 em 19h30, bate certo com as tais 24h para mim. Vendo resultados de outros atletas que sigo, as coisas também andam mais ou menos por ali.

Se conseguir fazer perto de 24h já ficava bem acima da média, top 35%-25% da classificação, o que numa prova destas era excelente. O estranho é que no UTAX eu acertei em cheio, disse que demoraria 21-22h e fiz 21:38. Talvez parte da “ilusão” advenha de não perceber bem as primeiras 2 subidas em que não é possível ultrapassar e se pode perder muito tempo?

Leave a Reply

