power walks e recorde pessoal nos mil metros, maratona sub 3h

Ando a dormir pouco e mal e voltei a ter a minha filha, pelo que a disponibilidade para treinar (e tempo para repousar) não é total 🙂 Assim, 6km só a ir correr ou andar rápido com o carrinho. Ontem fui a pé do trabalho a casa (5km) a andar o mais rápido possível e assim fazendo algum exercício. Não é estúpido treinar andar, andando e no UTAX vou inevitavelmente andar muito. Andava a cerca de 10’/km e agora já ando nos 8’30”/k. Notei hoje os gémeos doridos. Isso deve-se à rotação que imprimo ao pé, algo que não sucede na corrida em que a passada é muito mais curta. Na caminhada rápida podemos carregar com a biqueira do pé na parte final da passada.

Hoje 45 minutos espevitados pelo EUL, sem tempo para mais, mas no Campo Grande resolvi fazer um pequeno teste, há muito que não treinava uns 1000m planos full speed. Bati o meu recorde dos 1000m por uns 15 segundos, mesmo estando cansado e não ando a treinar velocidade.

1k

Senti que podia ter feito 3:15 num esforço mais extremo, no limite e, aliás, fiz isto depois de 40 minutos em ritmo tempo, não foi propriamente um teste tipo séries com apenas 10 minutos de aquecimento. Também apanhei vento. Fui ver no McMillan Running Calculator e no dia em que fizer 1000m em 3 minutos ou quase,  estou pronto para tentar 10k em 39 minutos também num teste do género e, se passar o teste dos 10k, posso tentar um ciclo de treinos para uma maratona sub 3h… 42km a 4:15/km… já me pareceu mais impossível. Mas isso lá para depois do MIUT 2016.

Para já fiquei feliz de ver uma evolução e que se confirma que a minha estratégia de conciliar as duas disciplinas, estrada e trail, tem os seus benefícios. A estrada é o que me prova que estou melhor e me motiva, o trail é onde vivo aventuras.

Leave a Reply

