treinar com os melhores: sim não?

Sim.

Quando o José Carlos Santos me desafiou a um treininho (ele que vem de longa paragem)  eu disse logo que sim e fui eu, o freguês, a escolher o prato. Preferi no domingo e assim sábado fiz perto de 13km fáceis em cidade, para recuperar do estoiro. Queria mais ou menos “isto”, 3 horas, cerca de 1000 de desnível. Não tive de me preocupar com tracks, o Zé conhece Sintra como a palma das mãos.

treino1 treino4 treino2

Juntou-se o Miguel Marques que não conhecia, mas é top como pessoa e uma máquina, conseguia acompanhar o Zé nas subidas embora, naturalmente, estivesse em sofrimento enquanto o Zé estava apenas a aquecer e a ver se está tudo bem com as peças.

Conseguia acompanhar em plano e downhill, mas nas subidas, Jesus Cristo. O Zé fazia piscinas para me vir buscar – trouxe os bastões, deu-me umas dicas importantes. Há muito que não fazia um “Epic” em 22km (ainda tenho de ajustar melhor estas zonas, o meu anaeróbio não começa nos 173, mas mais nos 170)

treino5

Aprendi mais umas coisas sobre o meu treino e sobre técnicas (bastões, subidas, downhill). Mas o essencial quando treinamos com pessoas muito mais avançadas é o boost de motivação. Podia ser o contrário, mas a verdade é que há 2 anos eu não teria sido companhia para um treino assim e hoje já sinto que apesar de “atrapalhar” naquele sentido de fazerem quase sempre uma piscina para me apanhar na maior subida, não atraso no plano e downhill.

O ponto onde fico a milhas dos melhores é nas subidas. E eles iam em treino, eu penso que ia no meu limite. Consigo acompanhar corredores bons nos esquilos até quase ao limite por ser um treino de 1hora, mas num de 3 horas não consigo manter o ritmo. E isto também me dá pica por ver a margem de progressão que é possível aí. Há 2 anos eu referia isto nos segmentos do strava, como em uphill ficava sempre nos 20% últimos. Agora já fico nos 30%-40% mais rápidos, isto sem me esforçar conscientemente para fazer o segmento rápido.

Para ter noção do ritmo disto, eu estimei um utax na ordem das 21-22h e a este ritmo, que tem um rácio de desnível semelhante ao do Utax (+-5%), falo-ia em 16h. Logicamente, a este ritmo aos 30km estava encostado. Mas o Zé disse-me que eu estava preparadíssimo para UTAX e eu credito nele. Falta ainda algum tempo, é só em Outubr e até lá vou melhorar, mas sinto-me forte e teimoso.

A vantagem de treinar com melhores, se formos competitivos, é ver que é possível ser melhor, ali à nossa frente e isso estabelecer o patamar credível. Sozinhos não temos referências e é mais difícil sair da zona e conforto e desfazer barreiras mentais.

6 thoughts on “treinar com os melhores: sim não?

  1. Desculpa o offtopic, mas vi que usaste as brooks cascadia 10. Qual o teu feedback, por exemplo comparado com as raptor? Obrigado.

  2. Vê se um dia consegues ir à Salamandra. Custa porque é durante a semana, à noite e chega-se tarde a casa, mas ganha-se muito. Passarei a incluir-te no evento e tu escolhes se queres ir ou não, ok?
    Claro que estás preparado. You rock, man.

  3. Pois, já calculava que ia ser uma coisa de nível 🙂

    Fiquei com pena mas, feitas as contas, para além do dia de festa, tinha ido dar sangue na 4ª e corri 6ª, Sábado e Domingo, em que estava ao ralenti para fazer para aí 500 e picos de acumulado.

    Se tu estás a dizer que foste em estilo reboque nalgumas subidas, eu teria sido uma miséria. Mas, como falámos, estou apto para levar uma tareia semelhante noutra data, que eu também gosto de aprender por superação 😉

      1. Já estava agendado, sou um bocado teimoso nessas merdas 🙂 Entretanto já comprei umas sobras de sangue de equipas do Tour e a coisa vai a caminho de bestial 😉

Leave a Reply

