La Sportiva Ultra Raptor Vs. Brooks Cascadia 10

shoe2 shoe1

Até agora as Utra Raptor eram as minhas sapatilhas de eleição.

Ok, em primeiro lugar não sou um “fanboy” de uma ou outra marca, já nem digo ser pago ou terem-me oferecido coisas. Tudo o que comprei foi com base em reviews, conselhos e experiências. Na estrada só tive um problema com um para de sapatilhas, mas a culpa nao foi delas, comprei um tamanho demasiado pequeno por isso nem digo a marca.

No trail o caso muda de figura. Tenho 6 pares. Seis. Isto porque pelo menos quatro deles considero falhanços. Usuo-os apenas em treinos curtos para nao gastar os melhores, quando posso.

Os Cascadia foram-me recomendados pelo mestre José Carlos, mas já os tinha debaixo de olho por reviews e por serem desenvolvidos em colaboração com Scott Jureck. O Scott é um atleta em quem confio, chamem-me tanso, mas acho-o boa onda e mesmo as mochilas ultimate direction em que também colabora parecem bastante boas.

Encomendei os Cascadia 10 pela net, o tamanho 44.5, exactamente o mesmo que o tamanho que tenho nos Ultra Raptor. Ainda hoje não sei se não devia ter encomendado antes o 44. Nunca vou saber. Teria de experimentar os dois. Baseei-me no facto de ter experimentados as Ultra Raptor em 44 e 44.5 e ter escolhido as 44.5.

As reviews apontavam para problemas graves de durabilidade dos primeiros modelos. Até agora, nada, pelo contrário, a sola manteve a integridade apesar dos abusos e a “upper mesh” não demonstra sinais de desgaste. Veremos.

Existem grandes diferenças entre as raptor e as cascadia. As raptor são mais “tanque”. Mais pesadas, rígidas, mas por outro mais confortáveis. Dão-nos uma sensação de isolamento face às agruras do chão. Também me parecem melhores em rocha, especialmente, molhada, daí ainda pensar se levo as raptor ou as cascadia ao utax.

O que me surpreendeu nas Cascadia foi o nível de conforto delas. Infelizmente, tudo o que experimentei da North Face e Salomon revelou-se uma miséria a nível de conforto. Parecem desenhadas para pesos plumas: de novo, repito, aquilo que experimentei. Contudo, as solas das Cascadia são em borracha resistente e não plástico rígido como em tantas solas da Salomon.

Isto permite aos Cascadia terem um misto de aderencia técnica com conforto. Consegue-se correr com elas em asfalto muito melhor do que com as Sense Mantra da Salomon que supostamente foram desenhadas como Door To Trail, embora não de forma tão perfeita como as Ultra Raptor que têm uma sola menos agressiva e com mais superfície de contacto.

Resumindo:,

Cacadia 10:
+ aderência em piso técnico, terra, solo arenoso etc.
+ leveza e flexibilidade
+ polivalência
+ calcanhar agarra mais em downhill
+ mais flat e estável
Ultra Raptor
+ protecção (mais pesada e rígida)
+ rocha molhada
+ roladora em estradão e asfalto
+ robusta à priori, mas veremos

3 thoughts on “La Sportiva Ultra Raptor Vs. Brooks Cascadia 10

  1. Obrigado pelo feedback. Atualmente as sapatilhas que uso recorrentemente em prova são as raptor, mas estão em fim de vida, por isso estou à procura de substitutas. O meu problema com as raptor é na zona do tornozelo, pois não as consigo ajustar corretamente e deixam sempre entrar muito lixo. Além de que existe o poblema crónico da lingua deslizar para o lado. Vou ver se encontro algum sitio para experimentar as cascadia.

    1. Eu passei a usar polainas ou gaiters, comprei umas da salomon, realmente deixam entrar lixo à brava, não aconteceu o mesmo com as cascadia. Que eu saiba em portugal não há lojas que vendam Cascadia, o que é uma pena, mas à partida o tamanho das Raptor será o mesmo que o da Cascadia.

Leave a Reply

