UTMB ainda não

Falta muito pouco para o UTMB onde vão participar alguns Esquilos e muitos atletas portugueses. Desejo-lhes boa sorte. É uma prova duríssima e épica e a nível competitivo é o expoente máximo.

Entretanto, como no ano passado, não tenho qualquer vontade especial de participar no UTMB. E pelos mesmos motivos que no ano passado. Sinto que o único interesse naquela prova (ou conjunto de provas) – face a outras prende-se com a dimensão do evento e da competição. Vejo-me a fazer o UTMB quando (e se) um dia sentir que estou no meu expoente máximo de força e no limite da natural regressão com a idade. Tenho 38 anos e acredito que vou ainda evoluir uns anos e melhorar, mas um dia atingirei um patamar. Pode ser que não, que daqui a 2 anos me apeteça de certeza. Certo é que para o ano, duvido.

Algumas provas que me vejo a fazer mais “depressa”, todas elas tão ou mais pesadas que o UTMB, mas que por algum motivo me fascinam mais.

Hardrock 100

hardrock

Marathon Des Sables

sables

Spartathlon.

sparta

Ehunmilak

milak

Destas, penso que a primeira que faria seria a Ehunmilak.

Depois de fazer o UTMB devo mudar a agulha e com a idade é provável que enverede mais pela aventura épica de coisas como Tor des Geants ou esta Alaska Mountain Wilderness Classic. O percurso varia bastante pelo que percebi e é uma organização sem fins lucrativos, no Alaska, sem apoio – autosuficiência total. Em 2014 teve 400km, com os últimos 170km em água / rio com caiaques.

alaska4

alaska3

alaska2

alaska1

Que tal?

2 thoughts on “UTMB ainda não

  1. Nunca tiveste curiosidade em experimentar triatlo? Eu tenho um enorme fascínio pelo Ironman, é capaz de ser a minha prova de sonho, a fazer um dia na vida.

    1. Sim, tenho! Acho uma evolução natural para atletas tardios que chegam rapidamente a um ponto em que não podem correr assim tanto. Adoro ciclismo (tu também) e corrida, sou fraco em natação. Mas sim, penso nisso e conheço quem faça e se dê bem. É como se fosses um atleta completo sem a obsessão de seres muito bom numa coisa. És simplesmente uma pessoa que consegue pedalar, nadar, correr, andar a pé, saltitat, surfar, ler, arrumar a casa…

Leave a Reply

