não fui aos esquilos e treinos bi-diários

Não fui. Até acordei às 5:30, mas ontem fui jantar com amigos e deitei-me tarde (meia-noite). Já andava em deficit de sono há 2 dias e completamente zombie no trabalho. Fiz chichi e voltei para a cama. Acordei tardíssimo, às 8:00. Fiz 5km muito lentos no bairro. À tarde planeio fazer outro treino de 5-10km lentos. Estou com as pernas muito cansadas e estou com curiosidade para ver se com treinos bi-diários (o Carlos Lopes fazia 3 treinos por dia) o meu corpo reage melhor do que o mesmo volume num só treino mais longo, como fiz no ciclo para a Transvulcania ou RDUT em quase sempre esbarrava com uma parede de cansaço ou lesão. A ideia é o meu corpo começar a recuperar mais rápido que o cansaço que o aflige, mas o sono é fundamental.

O princípio dos bi-diários tem outra vantagem: a flexibilidade. Hoje como acordei tarde tinha apenas 30 minutos. Sem a mentalidade dos “bi-diáros” eu não teria treinado por considerar que sair de casa para fazer 30 minutos não valia a pena. O mesmo ao fim do dia, se só tiver 30 minutos, também diria “não vale a pena” e voilá, não treinava. Mas dois treinos de 5km dão 10km e são muito melhor do que nada. Depois existe flexibilidade para acrescentar volume, por exemplo, 6+6, 5+10 etc.

2 thoughts on “não fui aos esquilos e treinos bi-diários

  1. Suponho que o Carlos Lopes não tinha mais nada para fazer no resto do dia. Um dia experimento, mas não sei se dará. Há toda uma logística de quem vive só que tem de ser assegurada à partida, para além do horário de trabalho. Tenho amigos que têm insistido para fazer bi-diários mas tenho alguma resistência em relação a isso. Para mim, o descanso e dormir bem é fundamental. Aliás, quando descanso um ou dois dias, regresso mais forte. Como é que consegues?

    1. Mas não tem a ver com falta de tempo, pelo contrário. Uma coisa é volume / horas por dia ou por semana, outra é como distribuis esse volume. A falta de tempo pode tornar mais praticável dois treinos de 7km do que um de 14km por exemplo. Não tem interferência com sono, pelo contrário. E eu também preciso de parar 1 ou 2 dias frequentemente, ou mais.

Leave a Reply

