como passar de 60-80k para 112k and beyond…

As boas notícias: a nível de volume de quilómetros de treinos semanais não faz grande diferença, apesar de uma tendência para long runs mais longos (especialmente os key long runs) e eventualmente mais back to backs e um ritmo mais moderado. As más notícias: é sobretudo psicológico, o que significa que o nível de superação necessária no dia da prova é incontornável e não pode ser muito amenizado pelos treinos.

Exceptuando as duas semanas anormais em que estive de férias dedicadas a treinos, mesmo com tudo a correr bem, sem lesões, com o meu emprego e outras condicionantes, é quase impossível eu fazer muito mais do que 70-80km por semana, com algumas semanas a esfolar-me. Não é impossível, mas muito difícil ou muito caro – podia inscrever-me num ginásio para lá ir à hora de almoço ou correr e tomar lá banho etc. Contudo, há mais, muito mais a treinar e melhorar nos próximos meses, coisas com impacto real na prova:
1) melhorar a minha alimentação, procurar ter sempre vegetais, frutas, evitar fritos, refrigerantes, álcool etc, tornar-me o mais leve possível, diminuir inflamações, suplementos de omega 3.
2) fazer mais crosstrain de body weight / yoga, algo que posso fazer em casa com a minha filha quase sem problemas (quase, porque ela tende a querer imitar-me ou a meter-se às minhas cavalitas quando estou a fazer planks)
3) sono, sono, sono. Ser nazi nos horários do meu sono. Deitar-me cedo, dormir bem, acumular sono.

O resto não dá para inventar. Vou treinar trail sempre que tenha tempo para isso. Vou optar por long runs quase sempre superiores a 30km ao fim de semana. Vou tentar encaixar corridas mais longas de madrugada, por exemplo, ir até aos esquilos de monsanto a correr. Já tentei uma vez, mas cheguei atrasado ao treino por larga margem, tenho de partir de casa muito mais cedo, isto para compensar os fins de semana em que não posso fazer o long run de trail. Tenho de perceber o que isto significa para mim e se estou disposto a cumprir com o mesmo nível de dedicação que conseguia aplicar quando podia seguir planos à risca.

Também quero mesmo fazer umas aventuras especiais, como ir de Lisboa à casa da minha mãe perto do Sobral (40-50km) e voltar para Lisboa no dia seguinte.

3 thoughts on “como passar de 60-80k para 112k and beyond…

  1. Como pensas fazer esse treino longo até casa da tua Mãe? Tb já pensei em fazer isso, ou seja, de Lx à Ericeira, mas não conheço os caminhos e, apesar de lidar bem com cães, receio encontrar alguns pelo caminho. E a mochila? O que levar? E fazer o percurso durante o dia ou à noite? Já o fizeste?

Leave a Reply

