objectivos para o Ultra Trail Douro Paiva

Devido a condicionantes, tenho tido a minha filha 100% do tempo, em vez dos 50/50 habituais. Isto significa que não tenho possibilidade de treinar trail. Mais logo vou dar uma volta com ela, mais pelo fim da tarde, com o carrinho e pelas ciclovias, mas também estou ainda cansado da virose, com as pernas doridas. Não vale a pena exagerar.

A prova é já no domingo. É absurdo.. 64k e +4000m e está previsto um calor tórrido. Isto praticamente sem treino nos últimos tempos, a não ser muito ciclismo para os meus padrões habituais. Ganhei 1kg. Não tenho qualquer motivação especial.

A altimetria:
ultra64k

Agora, a mentalização positiva:

  1. O cenário será magnífico. Não o conheço ainda porque nem vi nada, nem fotos, nem videos, esta prova não tem site oficial e material multimedia de relevo. Mas sei que a zona é muito bonita, das mais belas de Portugal, mesmo confirmado por quem a conhece. Durante a prova vai dar-me curiosidade.
  2. Gosto muito da região em si, da gastronomia, das pessoas, das paisagens. Não conheço o percurso, mas sinto-me sempre muito bem na zona do Douro.
  3. Como sei que estive doente e a tratar muito tempo da minha filha e não pude treinar, tenho uma desculpa legítima para aliviar a pressão de querer uma classificação nos top 40 ou 30%. Isso pode levar-me a fazer a prova num ritmo sempre de poupança e diversão, por exemplo, andando em todas as subidas, nunca deixando o ritmo cardiáco disparar. Vou levar bastões de certeza, por exemplo.
  4. Estou a precisar muito de uma escapadela destas, de uma aventura assim, para me sintonizar para um objectivo de final de ano. Não sei se será o UTAX (+109km) porque não sei se quero estar até a Abril (MIUT) a treinar ultra ultras de trail, sem uma dose de maratona de estrada pelo meio.
  5. Tenho experiência. Apesar de só ter feito duas provas acima dos 60km (80 e 74k) já tenho algum andamento no que respeita a hidratação, nutrição, sensações durante a prova, como a sensação de “não aguento mais” ou “desiste pá, desiste já, agora” vem, mas também vai tão facilmente como veio, desde que uma pessoa seja suficientemente teimosa. Se fosse para uma maratona de estrada sem treino decente e sem estar num pico, seria suicida, mas numa ultra tão longa, temos tempo para nos mentalizarmos e processarmos estas coisas, nem que seja andando um pouco à sombra, bebendo coca-cola num posto de abastecimento e conversando com alguém… não é aquela coisa 100% intensa durante 3h e pouco em que basta 1 segundo de cedência a uma voz daquelas para desistir ou comprometer seriamente os objectivos.
  6. Vou o meu amigo J. Paiva, companheiro destas andanças. Ele anda meio lesionado, mas fez uma grande ecomaratona. Ter a companhia dele para essa viagem é excelente. Espero não me picar com ele como nos picámos no Paleozóico ou o que disse no ponto 3 deixa de se aplicar…
  7. Já disse que gosto da região do Douro?
6 thoughts on “objectivos para o Ultra Trail Douro Paiva

  1. Vai correr bem bem vais ver, quando vires paisagens tão bonitas à tua frente não te vai faltar motivação! Um dia também gostava de fazer um trail na zona do Douro, é uma zona muito bonita. Quem sabe um dia, quando se lembrarem de fazer uma coisa mais pequena ou quando eu tiver mais preparação. Boa sorte!

  2. Vai nas calmas. Já tens experiência e sabes o que é. Desfruta a paisagem, leva música, conversa, aprecia o momento. E a essa altitude, o The Blerch não aparece, é demasiado gordo para subir até lá acima. 🙂

  3. Boa sorte rapaz, também não ando em período de grandes treinos e estou longe de provas dessa dimensão, mas tu já tens saber e milhas acumuladas para suar do bigode com categoria até à meta.

Leave a Reply

