foto perfeita

Acho que a generalidade das pessoas, eu inclusive, tira centenas de fotografias e depois eventualmente acaba por fartar-se e resumir-se aos temas como festividades, depois de acumular toneladas de gigas de fotos que nunca mais vai voltar a ver. Há milhões que não chegam nunca – e fazem muito bem – à parte do entusiasta. Tiram fotos meramente documentais, nunca mudam o ângulo um pouco, tiram fotos aos filhos e aos cães sempre de cima, de pé, nunca baixando para o nível dos olhos (eu chego a deitar-me no chão e rebolar para fotografar os meus cães ou a minha filha) e estão sempre com o flash ligado, mesmo nas situações mais absurdas.

Como na generalidade dos tópicos do queijinho do trivial, eu tenho o defeito de querer saber cenas sobre as cenas e praticar. E apesar de ter tentado fotografia, numa altura em que não havia internet, o meu falhanço ensinou-me que se podia falhar e fazer fotos de merda, mesmo querendo o oposto, mesmo usando as técnicas que tinha aprendido nos livros do Ansel Adams e seguindo à risca os conselhos, mesmo usando rolos de preto e branco armado em artista.

Mas era impossível, quando olho em retrospectiva, eu ter tirado boas fotos aquelas coisas naqueles dias e momentos. O erro que acho mais comum é a ignorar o trabalho invisível que antecede o momento da foto: a procura do momento. Eu achava que  o momento tinha de estar lá quando saísse para fotografar, à minha espera. Erro.

A parte técnica é essencial, mas não é assim tão complexa. A composição em si aprende-se e qualquer fotógrafo de casamentos pode se competente.

O sentido estético esse, ou está ou não está, a visão artística, o talento, esses sim são raros. Não os tenho, apenas reconheço cada vez melhor quem os tem.

Mas há sempre uma procura do momento e conjugando alguma capacidade técnica com essa procura, boas fotos acontecem. Pode ser algo como andar sempre com máquina e sempre a ver, à espera. Ou algo como planear cuidadosamente uma única foto, seja pela espera do dia ideal em que tudo se conjuga (tempo, luz, marés, etc) ou por montar e idealizar uma composição.

Os profissionais e grandes fotógrafos fazem os dois continuamente, para além de estarem nos sítios onde esses momentos são mais prováveis de acontecer, sejam os fotojornalistas, sem fotógrafos de vida animal ou natureza. Um dos meus preferidos é o americano Morgan Massen, muito ligado ao surf, mas também natureza. Recomendo seriamente um like à sua página no facebook.

As fotos são fabulosas.

morgan morgan2 morgan3

Nunca passarei do entusiasta, mas tenho como objectivo, na parte da fotografia de natureza ou paisagem urbana, procurar as melhores fotos possíveis, nos meus limites e do meu equipamento. Pelo caminho vou tirando muitas, mas a verdade é que não as imprimo. As que quero imprimir ainda não as fiz, excepto umas da minha filha, mas a avaliação é subjectiva. Já vi fotos minhas que tenho de repetir, alterando detalhes na composição ou no momento. Vejo que podiam ser perfeitas se o carro não estivesse ali, se o ângulo fosse assim ou assado, se estivesse mais perto ou mais longe. Ao fim de um ano posso ter 12 fotos apenas (1 por mês) de que me orgulhe mesmo, mas o vício está mais em procurar uma dessas fotos do que em fazer 5 000 que não deixam memória.

A parte do aprender a ver e procurar o momento, é divertida. Mesmo sem máquina, podemos fotografar. Podemos registar para memória futura locais, situações, gestos, luzes.

4 thoughts on “foto perfeita

    1. não, não, a foto originalmente é pensada aqui para a corrida e para a natureza. Tudo o que forem fotos de natureza, onde se possa correr, vem para aqui. E essas até exigem mais aventura e planeamento que as urbanas.

      1. Aaaah. Ok. A partir de agora só aviso se publicares screencaps de atividades no Strava no outro blogue. As minhas sinceras desculpas.

Leave a Reply

