proxima fase: fotografia

Tinha de acontecer (não, não é o blogue errado). Tenho cá em casa livros do Ansel Adams e tive em tempos um interesse por fotografia, como todos, suponho. É, a par da poesia, daquelas formas de arte que parecem acessíveis a todos e que não dão trabalho a fazer. Não tenho talento em nenhuma das duas, mas não é isso que me impede. Adquiri uma boa máquina em 2ª mão, algumas lentes novas, uma mochila de trail para fotógrafos (existe, até posso colocar o hidra pack da salomon!) e uns filtros. Tenho muito que aprender e ainda estou a descobrir a máquina e o lightroom (software de edição). Mas fiquei fisgado. Tenho um tema relativamente único e pessoal, para além da minha filha, que massacro com fotos regulares: a corrida, especialmente o trail. Gostava de registar alguns dos locais em que corro, de forma decente. Já tive oportunidade de trocar umas ideias com o próprio Bryon Powell (autor do melhor livro de ultra running que li até agora, o Relentless Forward Progress e editor do Irunfar) no clube irunfar no Strava, num tópico que criei sobre fotografia. Gosto muito das fotos que ele tira para o fantástico http://www.trailporn.com/ e fiquei a saber que o faz com uma compacta sony rx100. Ele esteve em La Palma na Transvulcania ao mesmo tempo que eu. Uma foto sua no trailporn

palma

Penso que estou em sítios especiais a horas especiais e que normalmente não são fotografados. Não vou fotografar melhor do que outros paisagens bucólicas e bonitas, e muito menos desporto e corrida mas, inspirado pelo tipo de fotos do Trail Porn, penso que posso coleccionar algumas fotos boas. Há mesmo locais que não me lembro de ver uma só foto decente e que quando falo com as pessoas, elas não imaginam que existem ou que são assim. Eu gostaria de um dia ter a capacidade de os registar e penso que esse extra pode ser uma motivação nova para certas aventuras. Também tive pena em La Palma de não ter nada de decente para reter certas coisas. Não penso de todo levar a máquina durante uma prova, seria impensável, mas mesmo a fazer hiking e passear pela ilha, lamentei não ter algo decente para filmar ou fotografar certas vistas. Terei de lá voltar, paciência.

Advertisements

2 thoughts on “proxima fase: fotografia

  1. Kudos para o teu renovado interesse na fotografia! Já me tinha parecido que a ultima foto que vi publicada da Júlia não tinha saído duma câmara compacta….

    A fotografia é o meu 2º interesse mais antigo e isto dá tema de conversa para um blog inteiro, aliás sigo alguns 🙂 Um dia destes combinamos um treino longo e falamos sobre o assunto.

    Fotografar trail já me ocorreu. Mas para além de me custar a ideia de levar o equipamento ali a saltitar, o mais difícil é mesmo parar e mudar o chip. Do modo desporto para modo fotografia. Do modo ativo para modo passivo. É difícil…uma coisa ou outra.

    Mesmos sabendo que o meu telemóvel atual tem capacidade para fazer talvez 90% das fotos que faria com a câmara e que o levo sempre comigo, nunca paro. O problema é mesmo mudar o chip…

    Boas fotos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s