body fat nos 11.5% e ser sexy

Yey! Consistente após a Transvulcania, mínimos históricos.
fat

Não quero parecer o equivalente de um anorético quanto à % de body fat na corrida, mas isto deixou-me contente. Quanto mais peso perdemos (e eu perdi mais de 10kg desde que comecei a correr em 2013) mais difícil é perder % de body fat. A percentagem é relativa. É mais fácil ganhar músculo e proporcionalmente perder body fat (alguém que faça culturismo consegue percentagens de 3-4%, um maratonista anda pelos 7-10%) mas perder body fat e não perder músculo é um trabalho de longo prazo e subtil.

Sou cada vez mais feito de água.

water.

Isto são os gráficos, mas é completamente “sentível”. É um efeito colatoral interessante. Nunca corri por isso, mas não deixa de ser bom. Não é estético como ter músculos e um corpanzil e até acho que em sedentário tinha melhor figura. Não tenho saudads. Imagino o que 2 anos de ginásio poderiam fazer a uma pessoa com o meu mindset, mas nunca me interessou esse lado, para mim a força tem de ter um propósito e preferia o corpo de boxeur, até com muita gordura para amparar choques, do que a secura de um body builder. A mim dá-me gozo sentir-me leve e vibrante, como uma corda tensa, como se não tivesse peso a mais. É extraordinário. Coisas tão simples como subir escadas na ponta dos pés quando as do Chiado estão avariadas e toda gente sobre lentamente e eu vôo… ou içar a minha filha para as minhas costas sem qualquer esforço ou ir de bicicleta para o trabalho e vir cada vez mais rápido. Há tempos reparei no físico do senhor do Continente que veio entregar as compras a minha casa. Ele trabalhava a contra relógio o dia todo. Deixou o camião estacionado em 2ª fila,  tirou as paletes verdes com os sacos e subiu os 2 andares com os sacos todos. Era magro e tinha veias nodosas, tenso. Já tinha visto aquele físico impressionante antes num homem das mudanças, magro, a manejar moveis pesadíssimos escadas abaixo. As pessoas associam “tamanho” a força e claro que não duvido ( e tenho 1 amigo que é mega Conan O Bárbaro) que são fortes, mas tem piada que o pessoal que usa a força para coisas práticas como subir 300 escadas e levar sacos com quilos de compras ou então móveis em mudanças, não tem necessariamente um físico “volumoso” e óbvio.

3 thoughts on “body fat nos 11.5% e ser sexy

  1. Chamo-lhe portabilidade. Da mesma forma que gosto de sentir que sou livre de ir viver para outro lado, de arranjar outra ocupação, de fazer o que me der na real gana, ser leve e forte é uma forma de empowerment. Se calhar estou a esticar um bocado a extrapolação mas, no fundo, é isso que me dá gozo no conseguir subir lances de escadas a correr, mais do que o cair da roupa sobre os membros rijos. Apesar de ser um efeito secundário simpático.

Leave a Reply

