milagres1
Nos meus treinos longos é normal cruzar-me com igrejas e capelas, até porque elas estão um pouco espalhadas por todo o país. As que mais me impressionam são as que estão em locais elevados, como é o caso da Igreja / Convento da Penha de França em Lisboa as pequenas capelas e igrejas que estão, de Norte a Sul do país, em pontos geográficos especiais, como topo de serras e montes. Na imagem ao alto é a Capela de Nossa Senhora dos Milagres, na zona de Dois Portos, a minha zona e um local regular de passagem quando corro por lá.
Não sou crente, mas acabo por ser atraído por estes templos e por vezes espreito-os, se estiverem abertos, apesar dos meus trajes impróprios. Gosto muito de os ver ali e tenho sempre alguma melancolia por não poder ter essa fonte de força ao meu lado, apesar da respeitar e de a sentir. Acho que é preciso uma certa dose de espiritualidade para fazermos o que fazemos, viso que, em primeiro lugar, é inútil. Dizem, e mais ou menos bem, que correr tanto não faz bem à saúde. Não é verdade.Eu não acho que faça mal e o que faz só impede mesmo é de correr, mas é nítido que a partir de certa altura deixa de ter uma utilidade prática, como emagrecer, tirar o stress etc. Para quê querer correr uma corrida muito longa ou uma meia maratona ou maratona em menos de xis tempo? Para quê subir uma montanha a correr? Para quê construir lá um templo, de pedra?

One thought on “

  1. Porque é bonito e íntimo e verdadeiro, e essas coisas fazem-nos bem, mesmo que possam custar e parecer estapafúrdias como trotar em subidas intermináveis de areia, com o ar à temperatura do nosso corpo, de polainas e chapéu à moda da Legião Francesa. Coisas estranhas que as pessoas fazem.

Leave a Reply

