electrólitos

Lisboa-20150330-00278

Chegaram as cápsulas de electrólitos. Com calor extremo podemos perder muitos litros de água por hora (2-3) e muito, muito sódio e outros sais. As cápsulas da direita (extreme) têm apenas uma concentração 3x maior que as da esquerda e são para condições muito quentes. Eu preciso de uma adaptação para já. No paleozóico nem esteve calor extremo e terminei de novo branco na cara e com as tradicionais manchas brancas na roupa e mochila, do sal. Um dos meios de adaptação é reduzir o sal na comida e nos próximos tempos, vou fazer um esforço. Não que use sal na comida, mas goto de snacks salgados e quando como fora, estou à mercê das dosas maciças de sal que tradicionalmente se mete na comida. Com adaptação, a quantidade de sódio no suor diminui muito. Podia ser uma vantagem face aos ingleses e outros estrangeiros, mas a esmagadora maioria dos corredores são espanhóis.

Noutra nota, isto é uma foto de uma estação de abastecimento… fila! Ordeira, mas uma fila imensa.

fila

Eu passava-me, espero que isto não aconteça, quebrava-me completamente o ritmo e a motivação… um pouco surreal. Devia haver uma fila separada para quem só quer água que é o meu caso, pois vou em autosuficiência a nível de nutrição, pelo menos, o suficiente para 1 ou 2 postos de controlo. O corredor que tirou esta foto terminou em 16h. Garanto que perante uma fila destas, se tiver água na mochila, zuca, ganho logo 100 posições de uma vez. Já no RDUT arranquei de um posto onde não havia água e se esperava por mais e passei por outros dois sem parar. Também me atrofia um pouco a ideia dos primeiros km’s a andar de devagar devido ao congestionamento no primeiro trilho. Importante arrancar o mais à frente possível e fazer um sprint.

One thought on “electrólitos

  1. Estive para encomendar disso a semana passada mas acho que ainda tenho que ler mais, para saber como incorporar isso nos treinos/provas verdadeiramente longas já que por norma me resumo ao gel da praxe + frutos secos, etc.

Leave a Reply

