a dor

Depois de uns meses intensos a nível pessoal, por vários motivos, deixei de ter estrutura e tempo para treinar. Treinei tão duro que me lesionei. Não diria volume, não aguentei mais de 2 semanas nos 70km semanais, treinando 2 vezes por dia muitas vezes. O problema foi mesmo a intensidade. Estava desfocado e ansioso, queria entorpecer-me, “massacrar-me” até deixar de pensar, mitigar a ansiedade. A experiência nos trilhos do Paleozóico, com o meu bom amigo JLP, regenerou-me. O contacto com outros trail runners, com a natureza, com coisas simples, com o meu limite, mostrou-me o sentido disto tudo, de novo. Foram 6h53m gravados na mente, ninguém mos pode tirar. Estou com muita fome de treinar duro e fazer um grande Transvulcania. Quanto à dor, o título deste post, quando reflicto sobre o que me motiva nos momentos em que quase desisto, como sucedeu no Paleozóico aos 35km devido às dores agudas no joelho, penso que a razão é até algo fútil, prende-se com o que os outros pensarão de mim se desistir. Parte da razão de ser deste blogue ou de certos posts no meu facebook pessoal, é criar uma espécie de compromisso público. Provavelmente ninguém quer saber, mas eu digo “vou fazer xis” e prefiro – honestamente – colapsar, gatinhar como a queniana da maratona de Austin, do que conscientemente desistir e desiludir. Para eu desistir é preciso mesmo haver um shutdown qualquer. Teria de entrar em espasmos, desmaiar, seja o que for. Por sensações físicas como “doer”, nunca. Descobri isso no paleozóico e “Deus” (não sou crente) apareceu-me na forma de um fellow ultra runner que tinha, por acaso, um anti-inflamatório mesmo à mão e o comprimido fez efeito em 5-6 minutos, como se dissesse “ok ok já percebi, toma lá esta merda e acaba a corrida”.

Leave a Reply

