É oficial: estou em modo Transvulcania 2015

A corrida decorrerá na ilha vulcânica de La Palma, nas Canárias, o próximo dia 9 de Maio. Serão 73.3km e 4.200m de desnível positivo, números ligeiramente inferiores aos do RDUT que completei em Setembro de 2014.

vulcania1

Terá quase de certeza temperaturas acima dos 30ºc no final da prova e sem sombras. Kilian Jornet foi levado em maca depois de vencer esta prova, por isso, respeito.

Tem altitudes que chegarão aos 2500 metros. Os efeitos da altitude e do ar rarefeito começam aos 1500 metros.Não acredito que vá ter altitude sickness, mas terei mais fadiga por ter menos O2 disponível. A altitude potencia a desidratação. Muitos atletas não vão preparados para este cocktail ‘desidratante’ de calor + sol directo + vento + altitude, pelo menos, psicologicamente, já nem digo pelo treino, prática e estratégia de nutrição e hidratação.

Vai ser divertido.

vulcania2

Uma estratégia flexível de hidratação e reposição de electrólito será essencial e preciso no próximo mês de fazer testes em calor. A dúvida é se levo o saco de água nas costas (1500ml de capacidade máxima). Eu penso que sim, mas o truque será levá-la vazia na partida que é de noite, aguentar-me com 500ml entre postos e enchê-lo apenas quando começar a aquecer a sério e se for preciso, mais lá para a frente.

Deverei ir num ritmo de menor intensidade que o Paleozóico que terminei esgotado em 6h53m para 47km. Gostava de fazer sub 14h no transvulcania. Se o fizesse teria hipóteses de ficar pelos 50%, mais ou menos a meio da tabela, a julgar pela classificação de 2014. Seria honroso.

vulcania4

Todos os gráficos de perfil mostram 80 e tal km, regulamento diz textualmente 73km, assim como os e-mails deles. Já enviei um mail à organização para tirar isto a limpo, mas mesmo vendo noutras fontes, são 73km e não 83km.

trans

Acho o perfil da prova interessante e aparentemente rápido: 1 subida longa com 18-20km a chegar aos 1600 metros logo a abrir (quase uma Serra da Estrela de chofre). Depois desce, há um planalto depois outra subida de 20km até aos 2500m e depois são uns 16km a descer até à “pequena” subida antes da meta. A descida final é bastante dura pelo que li. Isto, no macro, a prova tem subidas descidas pelo meio que parecem insignificantes pela escala das maiores subidas e amplitude de desnível (2500m) no gráfico, o que não sucede nas provas do tipo serrote como o Paleozóico onde 700m é o máximo da escala. O gráfico pode revelar-se enganador, mas no global parece algo como subir, planalto, descer.

Tenho de analisar com cuidado o perfil da prova, ler mais relatos, e pensar numa estratégia. Tenho de testar umas subidas com uma % de declive parecida com esses primeiros quilómetros, talvez Montejunto, Sintra ou Montachique sejam bons teste para perceber o que acontece nesses rácios e se é plausível atacar essa subida constante numa corrida lenta ou simplesmente a andar. Levarei fita cardíaca, não para a prova (demasiado calor e horas com aquilo posto), mas nos treinos. Se conseguir manter-me na casa das 160bpm a correr em subidas com declive semelhante a esses 18km iniciais, posso ter até um tempo abaixo de 14h.

O que torna esta prova especial , para além da paisagem, é o contexto internacional do evento, com alguns dos melhores trail runners do mundo a confluir para aqui, muito público na chegada, o que confere uma atmosfera electrizante. No RDUT 80km éramos cerca de 150 ultra runners. Aqui serão 1800 corredores no total, vindos de todo o mundo e as inscrições esgotaram num ápice. Vou estar aqui às 6 da manhã com uma adrenalina…

vulcania3

Advertisements

4 thoughts on “É oficial: estou em modo Transvulcania 2015

  1. Mesmo com a minha grande aversão a correr com calor fico a salivar com um desafio destes. Deve ser qualquer coisa. Ficarei a beber umas imperiais fresquinhas e a torcer por ti à distância 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s