objectivo perder peso – BMI e resultados

Nem sei porque ainda há dúvidas, mas ainda há dúvidas. O menor peso é a variável mais determinante para prever as classificações dos atletas em estudos efectuados (e evitar lesões em quem começa). Isto aqui não é um estudo, mas uma pequena listagem de dados que recolhi de alguns ultramaratonistas de topo e a maratonista Sara Moreira. Não sei se os dados são actuais, foram recolhidos da net por buscas, mas isso não importa, a altura e o peso tinham a mesma fonte.

(peso / altura ^2)
Peso altura bmi
Eu! 75 1,84 22,2  buuhh
jornet 56 1,71 19,2 !lol
kupricka 70 1,82 21,1
jurek 75 1,88 21,2
carlos sa 66 1,75 21,6
sara moreira 49 1,68 17,4 lol
Underweight <18,5
normal 18,5-25
overweight 25-30
obeso mais de 30

será surpresa que de longe o maior ultra runner da actualidade, Kilian Jornet, seja não só o mais baixo como o mais leve de todos e tenha um físico de “magricelas”?

kilian

E Sara Moreira com o seu BMI de 17,4?

Não há volta a dar-lhe. Parece uma diferença mínima de um BMI de 22 para 21 por exemplo e ficar próximo de tipos mais altos como o Scott Jurek, mas no meu caso significaria perder uns imponentes 4 quilos.  O meu peso caiu fortemente após os 3 primeiros meses de treinos, no ciclo de uma meia maratona e com mudança de alguns hábitos (aqui ainda fumava 1 maço por dia, batota…), mas depois estabilizou (massa gorda ficou nos 12%) e está estável há algum tempo. Mesmo com os treinos para Málaga, intensos e sem interrupções de lesão, não perdi peso significativo.

weight

Se quero fazer sub 3h numa maratona ou em fazer um Transvulcânia em ritmo mais competitivo, este é um dos vectores onde agir. Sei que ter parado de perder peso foi porque em parte senti que já estava magro que chegue e só queria perder massa gorda. Já percebi que não é só pelo treino que vou perder peso, uma vez que não vou conseguir ter muito mais carga que tive noutros períodos. Mas vai valer a pena e não vai ser muito difícil pois como muito lixo que é fácil riscar (ex: comer batatas fritas 2 ou 3x por semana…)

Também vou experimentar ioga em breve, isto porque é das actividades que melhor trabalha o core e se puder ter um crosstrain que seja fácil de praticar, até em casa, posso compensar os dias em que não tenho tempo para ir correr.

Sinto que tenho uma pequena janela na minha vida para conquistar certas coisas e que vale a pena sonhar um pouco, avançar um degrau. Mais tarde vão ser mais difíceis do que agora.

kilian

 

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