o difícil nas ultras

tempo para treinar. Pessoas que não são atletas profissionais têm de conjugar o tempo de treino com a vida pessoal e profissional. Acredito que é possível ser maratonista sub 3h sem destruir tudo à nossa volta, mas é complicado treinar uns 80k-100k por semana sem uma transformação algo radical do estilo de vida. Quem quer chegar às ultras de +160km raramente o poderá fazer sem se transformar num atleta de topo, mesmo que amador, só para ser finisher confortável (na medida do possível). Depende de cada um, é evidente, se temos filhos, se temos uma relação, se temos um emprego muito exigente, tudo isso tem influência no tempo livre. Mas é o mais difícil. Para alguém com carreira e família, encaixar treinos para fazer ultras implica abdicar de algumas coisas que antes eram prazeres ‘egoístas’. Posso citar vários que praticamente abandonei: ficar a ver lixo na net até tarde, ver mais do que 1 série de televisão, jogar consola até tarde, jantar fora regularmente…

3 thoughts on “o difícil nas ultras

  1. O balanço é de facto complicado e, como dizes, tratam-se de opções e escolhas que vais tendo que fazer. Originalmente, passei a correr a maior parte das vezes de manhã antes de ir trabalhar, não por optimização do dia, mas sim pelo facto do meu horário de saída ser 80% das vezes imprevisível. Tenho amigos que treinam quase todos os dias às cinco e tal da tarde, porque o horário lhes permite, no meu caso isso seria utópico.

    Mas, para além dos factores que enunciaste, se na minha cabeça começar a pesar demasiado o factor “obrigação de correr” (nem que seja para cumprir objectivos mínimos face às provas em que te inscreves) isso chateia-me/desmotiva-me. Para mim o equilíbrio gozo/exigência no que à corrida diz respeito é essencial, por exemplo no basket, depois de quase 10 anos no sistema treinos 4 dias por semana, por vezes 2x por dia, mais jogos ao fds, levaram-me a que hoje em dia só queira jogar em sistema mega amador de 1 treino e/ou 1 jogo por semana.

    Acho que hoje em dia já deviam alertar na escolha dos cursos universitários/carreiras, etc quais os melhores para conciliar com corrida, ultramaratonas e actividades semelhantes 😉

    1. Correr de manhã tem ainda mais vantagens para além da previsibilidade, é melhor em termos “metabólicos” e as provas também decorrem de manhã cedo quase sempre 🙂 Comigo a motivação é ao contrário, sem um objectivo qualquer, um mínimo, não tenho motivação. Nem que seja um objectivo distante como “fazer a tor des geants”, o UTMB, a maraton des sables, leadville 100,.. Treinaste mesmo muito basket, 10 anos é imenso. Eu penso que aguento mais uns tempos neste espírito, mas o objectivo é depois ter um nível que me permita usufruir dessas aventuras épicas. Em todo o caso, o plano para uma ultra é bem mais “flexível”, mas envolve horas, muitas horas 🙂

      1. Pois, quando passei a ser um gajo mais informado, as manhãs passaram também a ser a opção lógica/recomendável.
        O basket foi decorrente de jogar “oficialmente” dos 13 aos 21, semi-oficialmente até aos 23 e, desde aí, amador style. E nunca encarei aquilo de que abdiquei como um preço demasiado alto, pelo que guardo óptimas memórias desses tempos.
        Quanto aos objectivos, enquanto correr me der gozo hei-de ir impondo metas à minha medida, dentro do que puder ir fazendo (ultras de 70 para cima ainda me parecem um objectivo irrealista para mim).

        Mas ainda ontem não são silvestre, para ai 7/8 minutos depois de eu ter acabado, vinha um tipo de 72 anos a acabar muito tranquilamente. A longo prazo, parece-me uma meta interessante ser capaz de fazer isso.

        Senão, dedico-me ao padel que tenho vários amigos a desafiar-me 😀

Leave a Reply

