o pesadelo da praxe

Agora dá-me vontade de rir, mas às 4 da manhã não deu. Tenho sempre um ou dois pesadelos antes de uma grande corrida, como tinha na escola e universidade antes de um exame. Sonho que tudo corre mal. Desta vez sonhei que a maratona de Málaga prosseguia para subúrbios da cidade e às tantas ia para um semi-trail por terrinhas isoladas e campo, com vinhas. As marcações eram cada vez mais dispersas e o público mais rarefeito. Não havia ninguém. Perdi-me, desci por uma vinha abaixo e o sol estava-se a por. Quis orientar-me pelo Garmin mas de repente um bug paralizou-o. A noite caiu e eu também, no escuro, fui a rebolar contra cepas de uma vinha. Percebi que não ia fazer sub 3h30′. Gritei. Acho que isto é improvável de acontecer, mas o meu subconsciente pelos vistos quer-me preparar para o pior cenário possível. Gosto muito do meu subconsciente, treina-me enquanto durmo, assim durante a prova vou achar tudo espectacular pelo facto de ser de dia, numa paisagem urbana e haver grades à volta da estrada a marcar o percurso e mais 3000 corredores à minha volta. Vou pensar “uau, isto está a correr muito bem”.

ps:o melhor pesadelo pré-prova foi mesmo o que tive antes do Reccua Douro Ultra Trail no Douro. Para além de ter demorado meia hora a encontrar a partida (e entretanto ter-me cruzado com todos os participantes que seguiam alegres), a prova não era só de corrida. Por onde quer que passasse havia quizz e jogos. Eu só queria seguir em frente, mas diziam-me que aquele puzzle fazia parte da ultramaratona. E eu “mas eu não treinei para isto!” Às tantas estava tão atrás que chegava aos locais e os puzzles estavam abandonados, ninguém me ligava nenhuma e não sabia para onde ir. Não correu assim.

Leave a Reply

