commute de bicicleta – um boostzinho para a corrida

Neste momento faço cerca de 50 a 70km semanais de bicicleta em dois percursos urbanos bi-diários de cerca de 5.5km-8km. Não se trata de ciclismo de estrada, de btt ou qualquer outra utilização mais desportiva da bicicleta, com plano de treinos próprio. Refiro-me a ‘commuting’: ir diariamente de bicicleta para o trabalho, geralmente em percurso urbano e muitas vezes com roupa normal, em ritmo geralmente moderado, com pausas nos semáforos, passadeiras e cruzamentos.

A primeira grande vantagem do commute urbano para o corredor prende-se com a possibilidade de incluir treino extra na rotina sem ter grande impacto no tempo disponível para trabalho e família e sem perturbar o plano de treinos da corrida com um pico particular de cansaço. O volume é distribuído em 2 treinos (percursos casa-trabalho, trabalho-casa) por 4-5 dias úteis, evitando o fim de semana onde temos geralmente o treino pesado. Acresce que o ciclismo não dá os impactos da corrida, não cria o mesmo tipo de cansaço e e danos, é um bom cross-train.

A bicicleta permite igualmente uma recuperação activa. Indo mais devagar, posso-se pedalar com mudanças mais leves, posso esticar as pernas nas descidas, fazer alongamentos nos pedais, posso fazer uma espécie de spinning activando a circulação nas pernas sem qualquer impacto, aumentando o ritmo cardíaco, a circulação e oxigenação de zonas a precisar de recuperar. Quando estou no taper (redução de carga a poucas semanas de uma prova), é quando também costumo bater os PR’s de ciclismo nos percursos que faço habitualmente em regime urbano, o que demonstra que a corrida também me cansa no ciclismo, que o cansaço está ligado, logo há estímulos que se sobrepõem e por isso ambas se beneficiam.

Outra hipótese é fazer uns sprints mais intensos, naquele dia em que nos sentimos bem e com vontade de bater recordes no strava ou de ter uma sessão de HIT (high intensity training). E outra hipótese ainda é… fazer um desvio e passear antes de ir trabalhar 😉

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