último treino chave e o vento

A ventania atinge hoje o apogeu com rajadas de 25 nós, depois parece diminuir e no Domingo será mais fraca, mas mesmo assim substancial, com rajadas na casa dos 15 nós. O vento virá de sudeste, o que é raro acho eu, e significa que junto ao Tejo estará bastante exposto. Era onde tinha pensado correr este último treino chave de 90 minutos + 60 minutos em pace de maratona…
treino

Para perceber se é mesmo plausível fazer sub 3h30′ eu tenho de conseguir fazer aqueles 60 minutos finais a sub 4:58/km sem um esforço tresloucado, o que no meu caso significa evitar regimes na casa de +170bpm. Mas com rajadas destas, qualquer treino exposto  arrisca ser inconclusivo. Já me correu mal no fim de semana passado devido ao vento e ao empeno da fome e fraqueza… A Meia Maratona dos Faróis de Peniche (que eu inventei)  só a fiz a 4:58, no limite, também com vento. Preciso de bons sinais. Como vou no limite preciso de arrancar logo abaixo de 4:58, para ter margem, talvez 4:45-4:50. Só que se for muito rápido o risco é um estoiro e com esse estoiro eu desmotivar imenso por ter de abrandar, transformando a maratona num suplício interminável e que me pode atirar para as 4h. Daí a importância deste teste, tenho de perceber se dá ou não dá.

Leave a Reply

