a evoluir

treino treino2

15′ de aquecimento, 4×8′ fortes e 15′ finais no fácil. Séries feitas no EUL. Senti cansaço ainda dos 32k de 2ª feira à noite. Sem aldrabices e erros de gps, fiquei no 25º em mais de 214 atletas corredores na volta à pista do EUL onde bati o meu record. Fiz a minha 2ª melhor milha. Apesar de pausas de 2 minutos entre as séries de 8 minutos, fiz o meu 2º melhor tempo dos 10k. Isto no EUL que não é plano. As séries de 8′ andaram pelos 4’12 e 4’30 e o meu ritmo fácil após a pancada das séries ficou nos 5’20, o que deixa aberta a esperança de correr uma maratona a 4’50 em dezembro. Ainda ontem um amigo corredor me avisava, ao almoço, para ir descontraído, porque podia ter uma contrariedade, não me sentir bem, etc. e que não valia a pena morrer pelas 3h30′, que 3h35′ ou 37 já era muito bom face ao que fiz antes. Ele tem razão. Mas em Madrid fui com esse mindset do “ah e tal, vou desfrutar, se fizer sub 4h faço, se não fizer, não faço” e foi o que se viu. O que é preciso é antes da prova, nestes momentos, com estes treinos, ter consciência do que é possível ou impossível, do limite plausível. Próximo domingo tenho um treino de 3 horas, como o de 2ª feira, mas em vez de 30′ finais fortes em ritmo de maratona, serão 45′. Na segunda feira tive muita chuva e vento, mas os últimos 30 minutos fortes foram feitos em plano e só consegui pace de 5’20, acima do alvo de 4’55. Mas continuo com esperança. O dia da corrida é uma black box. Coincide com o pico da forma e um baixo de cansaço pelo descanso na semana anterior à prova. Coincide com um pico enorme de adrenalina e motivação. Para fazer a diferença, tenho de partir com respeito, contra um adversário que é um limite meu, desconhecido, e não uma marca que sei que poderia obter.

Leave a Reply

