1ª Meia Maratona dos Faróis de Peniche que eu inventei hoje (e ganhei)

maratona0
maratona2
maratona1

Cabuum. Rapei mais de 10 minutos ao meu PR da Maratona e por arrasto bati os recordes de distâncias inferiores. Não foi fácil e fiquei longe do goal time do Mcmillan Running Calculator de fazer uma meia sub 1h40 para ter hipóteses de correr uma Maratona sub 3h30′, mas já lá vamos. Comecei a corrida / treino atento ao pace pois queria forçar uma sub-1h40′. No início parecia que ia conseguir, como mostram os timings dos primeiros kms mas… estava a favor do vento. Não notei aí e iludi-me…. Só notei logo da primeira vez que levei com ele de frente. É o mal desta zona…  especialmente a parte final, com bocados muito difíceis a levar rajadas. Enquanto isso me acontecia também reflecti que nas provas há quase sempre algo inesperado que não corre conforme pensávamos. Por isso relaxei do objectivo do pace e concentrei-me exclusivamente num indicator: ritmo cardíaco. Afinal de contas tratava-se de um teste e não do objectivo. E o meu teste era perceber o que acontecia correndo a faixa 160-170bpm (média foi 166bpm sempre em ascendente), ou seja, numa faixa que considero plausível para correr 42km muito no limite. Sem ver pace, durante mais de metade da prova, apenas acelerando e abrandando conforme me sentia mais ou menos cansado e tendo o cuidado de desacelerar se estivesse muito acima de 170bpm, aguentei estoicamente. Já me tinha esquecido do quanto detesto estrada e gosto de ultras e a antever o sofrimento dose II na maratona de Málaga. E acertei certinho nos 4:58, precisamente o pace de fazer uma maratona sub 3h30′. É claro que quando acabei (e durante) me pareceu completamente inconcebivel aguentar aquilo durante 42km, mas vendo a frio, ainda falta um mês de treinos e o efeito da adrenalina do dia da prova. Contudo, as condições hoje não foram assim tão adversas. O que acho que deve acontecer é meter o objectivo das 3h30′ mas se algo exterior (a minha aposta é o vento) me influenciar negativamente, relaxar. sub 3h40 já seria muito bom.

4 thoughts on “1ª Meia Maratona dos Faróis de Peniche que eu inventei hoje (e ganhei)

  1. Olha que é mesmo uma evolução espectacular em termos de velocidade. Correr meia maratona a uma média abaixo dos 5’/km é uma miragem para mim. Tens tudo para cumprir o teu objectivo em Málaga, continuação de bons treinos.

Leave a Reply

