o hard de ontem é o easy de hoje.

O primeiro long run de estrada desde Março deste ano: 2h30′. Consegui um pace médio de 5:53 a 143bpm cardíacas e fiz 25.5km. Num easy long run deste ano em fevereiro, de 2h20′, tive um pace de 6:24 a 149bpm. Nunca tinha feito um long run sub 6:00, excepto provas (e isto acabou por ser o meu 3º melhor tempo de meia maratona). Este treino envolveu a subida da Calçada de Carriche, alguns troços em  trail nos limites da cidade, mas a batida cardíaca nunca passou dos 157, quando não tenho long runs de estrada sem picos de 170bpm ou mais. O treino para a ultramaratona teve impacto, mas há mais factores, um foi deixar de fumar em Março. Até Março fumei 1 maço por dia, deixei a 20 e tal dias da maratona. Passaram 6 meses entretanto e o corpo deve ter limpo mais porcaria. Parece que foi há uma eternidade. Acredito que isto tem a ver com os regimes cardíacos mais baixos, aliás, logo nas semanas seguintes notei diferença, mas agora a diferença é gigantesca. Aqui para me manter acima de 140bpm eu tinha de acelerar mesmo. E ao acelerar vem o 2º factor. Senti que por vezes saía da zona “easy”, onde devia “conversar sem difculdades”. Em plano estava mesmo a 5:30, o meu pace da maratona de Abril e sentia um cansaço diferente. Se antes era o coração a disparar, a respiração difícil, agora o travão para ser o cansaço muscular. O meu plano é transformar estes ritmos em fácil puro, ao habituar o corpo a dar o salto nestas corridas longas e a ser cada vez mais eficiente. É verdade que no fim dos 25km estava cansado, mas também perdi o hábito de correr estrada em que não há variações de ritmo, é uma intensidade constante, já para não falar na dureza do asfalto. Resumindo, até agora não é uma utopia pensar no objectivo da maratona em 3h:30m quando falam 2 meses de treinos. Vamos ver é se estes ritmos e a dureza da estrada não dão cabo de mim. Meu rico trail. Vou ter fome de serras e campo no fim disto, que é o que se quer!

Leave a Reply

