Cabeço de Montachique, perpetuem, la sportiva ultra raptor e organizações de eventos que não retiram fitas

Em primeiro lugar e por ordem inversa à do título, lamentar que a organização do Meia Maratona Extreme Serra da Lousã não tenha retirado as fitas e as marcações do evento que decorreu a 2 de Agosto (estamos a 16). Uma vergonha. Calhou que parte do meu percurso se sobrepusesse ao traçado da prova e vi quilómetros ainda cheios de fitas vermelhas e placas. Denunciei isto como pude, no facebook, é importante que as organizações saibam que há pessoas atentas.

O percurso em si foi dos melhores que fiz em treinos, até porque a zona me diz muito. Passei por ali mais de um milhar de vezes, pela A8, e sempre me interroguei como seriam aquelas serras, que segredos teriam escondidos e que vista se teria lá de cima. A paisagem ameniza-se consideravelmente para Norte e para Sul, mas naquele local, e tendo em conta que estamos apenas a 20 minutos de Lisboa (sem trânsito), vive-se e respira-se uma atmosfera própria de serras muito mais a norte, incluindo as povoações que parecem perdidas no meio daquilo. Os próprios viadutos da A8 acabam por dar uma impressão visual monumental quando os vemos de baixo e temos noção da dimensão das obras, mas por outro lado também nos fazem ter pena das povoações locais que de um momento para o outro se viram ensombrados por gigantes assim.
montachique

Quanto ao treino em si, digo sem reservas que foi o melhor treino que me lembro de fazer. Na semana passada aos 23km estava muito quebrado, a contar os metros até ao carro. Neste aos 30km e mais de 900 metros de desnivel positivo depois, sentia-me bem, apesar de cansado. Acabei feliz, a ouvir rock no mp3 (outra inovação…) As La Sportiva provaram ser fantásticas no amortecimento e nem dei por elas, o que é sempre bom sinal, excepto nas fases em que me doía a face lateral superior do pé direito. Tenho uma lesão que já vem de menorca quando tropecei na merda das barbatanas a fazer snorkling (sim, sempre, sempre lesões) e hoje foi a primeira vez que me doeu mais durante uma corrida. Curiosamente, dói-me mais a andar na rua, normalmente, do que a correr. Ah e claro, urinei um pouco de sangue, já cá faltava. De resto, tudo bem.

Para além das Raptor e de ouvir o we are the champions no topo da serra e da minha forma, sem qualquer dúvida que parte da diferença pode ser atribuída ao novo combustível que testei hoje, o Perpetuem da Hammer.

perpetuem

Foi o meu treinador que me falou neste combustível, próprio para esforços de longa duração (+ 2horas pelo menos). De facto, num treino como o de hoje eu teria consumido cerca de 8 geis e na ultra teria de ser algo como 30-40 géis (impraticável, mesmo com drop bag a meio do percurso). Este produto é um pó que se mistura com água. Não tem conservantes nem aditivos de sabor e degrada passado 3 horas em resultado disso. Para a ultra devo preparar doses de 3 horas se não estiver muito calor. Para além de hidratos de carbono, tem gorduras que tamém são necessárias, proteínas e electrólitos. O sabor não é grande coisa mesmo, mas não é açucarado nem enjoativo, embora isto possa depender da concentração do produto. O meu treinador prepara mesmo uma pasta de gel com ist.. Preparei 2 doses de 2 horas de combustível que coloquei em sacos de congelação. Antes de correr despejei um dos sacos num soft flask de 500ml de água. E o outro, misturei-o 2 horas depois quando acabei a primeira dose. Ainda tenho de afinar a logística, aqueles sacos não eram o ideal. Na ultra creio que preparei sacos para 3 horas. Em todo o caso, foi nítido que teve impacto. É certo que só o vou usar em treinos especiais como o de hoje e em ultras, pois é um pouco caro…

Leave a Reply

