26k na arrábida e a importância de um bom track gpx

setubal

Não me posso queixar demais, mas caramba.. uma coisa é um corredor sacar o percurso que outro fez e vai à sua responsabilidade. Outra é activamente fazer upload para o gpsies de um track para que outros possam fazer o mesmo percurso e não ter atenção a certos aspectos.

Primeiro, há que ter em atenção o ponto de partida. Costumam ser ou perto dos acessos de uma localidade, perto do centro histórico para referência e até interesse turístico e cultural ou – e isto no caso do trail ou do BTT -perto do ponto onde acaba a civilização e começa o percurso propriamente dito.

Neste caso, o ponto de partida completamente absurdo, na periferia de Setúbal, num sítio bastante feio (Setúbal é tenebroso na periferia) e sem qualquer relação com o percurso ou interesse. Depois, os primeiros 5km sempre em estrada movimentada e os últimos também. Os percursos têm ‘tags’ como “btt”, terra batida, single track, estradão, asfalto etc. Se é um percurso catalogado como BTT (ou trail running) não iria esperar que uns 30% fossem em asfalto em estradas movimentadas. Coloquem tagas no percursos!

E por último, o pior, as propriedades privadas! Já tive experiências em Sintra como saltar muros etc. Mas este percurso mandava-me entrar por dentro de uma cerca que tinha avisos bem explícitos de multa e mesmo pena de prisão por invasão. E o percurso entrava por ali adentro. Tive de circundar a propriedade, acabei por perder imenso tempo para navegar e fiz uns 2km a mais.

Fora isso, houve muita coisa positiva. Conheci mais pedaços da arrábida que cada vez mais me surpreende com os seus bosques (lembraram-me Menorca, isto é floresta mediterrânica pura). Até sombra arranjei. E foi bom correr na calçada romana com 2000 anos, a calçada do viso, na localidade do Grelhal. Esta foto não é minha:

Via-Romana

retirado daqui http://www.portugalromano.com/2011/01/via-romana-do-viso/

Em certos troços não havia sinal de civilizaçao. Vi umas cabras a pastar… e vi-me transportado 2000 anos no tempo. Esta calçada existia quando Jesus nasceu! Foi Bíblico pois.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s