teste 2x1k

Hoje foi dia de corridinha rápida no campo grande. Quis tentar um teste de tempo de 5k mas ao primeiro km deu para ver que não valia a pena, senti cansaço nas pernas. Ora aí estava ele, o cansaço, escondido. Abrandei, recuperei um pouco e parti para um teste de 1km. Fiquei a 4 segundos do meu recorde dos 1000m de Novembro do ano passado. Sei que batia esse recorde se não tivesse feito a primeira série de 1000m a tentar fazer os 5K e que esse recorde foi feito já no período de descanso pré-corrida 10k ISCTE enquanto que eu hoje estou a pouco menos de 2 semanas de recuperação de uma maratona puxada, de 7 horas de treino só no fim de semana e de problemas como o edema nos pés e pernas.

3rd best estimated 1k effort (4:11)
3rd best estimated 1/2 mile effort (3:22)
3rd best estimated 400m effort (1:36)

dizem que treinar para ultras sem velocidade torna-nos mais lentos. Não acredito nisso nem um pouco a não ser para atletas de elite que estão colados ao seu potencial máximo. O que acontece é que estamos cansados de treinar muita endurance, muitas horas, muitos kms e ficamos com um cansaço de que nem nos apercebemos por ser permanente. Um amigo ontem disse-me que bateu o 1km mais rápido, agora que se meteu a correr 50% do que corria antes visto estar a entrar de férias.

Resumindo, não gostei de não esmagar o meu recorde de novembro. Que esteja cansado agora, tudo bem, ainda falta para a ultra, mas tenho de me lembrar de descansar mais e ir avaliando a condição com estes testes de velocidade, pois são eles que mostram depressa o cansaço que cá está escondido.

2 thoughts on “teste 2x1k

  1. Numa palavra descanso. Parece-me que é o está a faltar e é a forma de capitalizar o que investes nos treinos. Comigo habitualmente funciona 🙂

    1. Tens razão Pedro. Amanhã 36k e 1500m na zona de bucelas. Mas depois acabou-se. Terça check-up médico, semana de descanso e em princípio arranjei treinador (se nada no check up detectar algum problema) 🙂 No more guessing.

Leave a Reply

