ainda sou lento!

Corro há cerca de um ano e pelo que percebi até agora, é muito mais fácil desenvolver endurance, ou capacidade de correr mais tempo e mais longe, do que velocidade propriamente dita. E isto faz sentido quando comparamos os recordes mundiais da maratona, meia maratona e 10 mil metros. As diferenças de minutos por km (ou velocidade) não são tão grandes como esperaríamos, ou seja, eles correm uma maratona quase à mesma velocidade de uma meia. Não é só para os atletas de elite,  vejo isto em todos os perfis do Strava, inclusive no meu e a calculadora McMillan (é googlar) consegue estimar com uma precisão extraordinária o tempo que conseguimos fazer numa distância que nunca corremos.

Uma pessoa consegue correr mais longe todas as semanas se quiser, tive essa experiência, mas se quiser bater um recode dos 5 mil metros ou 10 mil metros, pode marrar contra uma parede semanas ou meses a fio mesmo. Ou nunca conseguir, se tiver atingido o seu auge e entrar em declínio pela força da idade. É perfeitamente estúpido que me tenha inscrito no DUT. Sei isso quando vejo atletas bem mais rápidos do que eu que dizem “não, uma ultra dessas? ainda é cedo, talvez para o ano”. Quando acabo a ecomaratona que tem metade do desnível e estou a morrer, sei que estou fora da minha liga, como dizem os americanos. O DUT tem a classificação de muito difícil, um rácio de altimetria/km a rondar os 5.6 (muito difícil), igual ao dos Cucos que me deixaram de rastos e que exigiram 5 horas para conseguir 23km. Comparando, singnificava mais de 20 horas para conseguir 80km, já bem fora do tempo limite. Sonho com esta porcaria dia sim, dia não. Esta noite sonhei que me esquecia do equipamento, de partes do equipamento e andava de um lado para o outro À procura dele e entretanto cruzava-me com atletas que já estavam a caminho. Foi horrível.

One thought on “ainda sou lento!

  1. É bem verdade que o treino de velocidade é duro e pouco prazeroso, mas não me aventurei em provas maiores enquanto não baixei as médias de forma consistente (e ainda não cheguei ao meu melhor).
    Quanto ao DUT, pode ter sido com alguma inconsciência que te inscreveste mas, dada a tua determinação e investimento pessoal a todos os níveis, de certeza que vai valer a pena. Mesmo que amaldiçoes a ideia na altura.

Leave a Reply

