treino ao sol escaldante

Afinal, ontem deu para 8km ao fim da tarde e hoje 27,8km muito difíceis na zona de A-Dos-Cunhados, Santa Cruz, Vimeiro (o strava regista 26km não sei porquê, vão sendo hábito estes erros quando se exporta do movescount para aqui). Deu para testar a corrida em calor extremo durante a aproximação a Santa Cruz e os últimos 10km. Bebi muita água, felizmente em Santa Cruz pude abastecer-me num café. O cansaço e o calor depressa se manifestaram aos 3-4km, o coração a 155bpm para correr a um ritmo a que habitualmente vai a 140bpm… Nem queria acreditar e pensei se valia a pena tentar dar a volta na mesma, até porque tenho os 42km da Ecomaratona de Monsanto já este Sábado, mas depois ocorreu-me que seria importante aproveitar para treinar nesse estado, deixando de lado qualquer objectivo de tempo e entrar logo em modo “ultra”, ou seja, correr quando consigo, andar quando me sinto cansado, andar nas subidas. A minha máxima de “o treino só começa quando temos pelo menos alguma vontade de parar” resulta nisto. Inconscientemente, queremos só um passeio, que tudo seja agradável e fofinho, um passeio à beira mar, num ritmo confortável, mas em que é que isso ajuda quando me vir no DUT em Setembro? Ou já na Ecomaratona de Monsanto? De facto, correr em cima de pernas cansadas é um luxo, pois aos 4-5km temos já os benefícios e o estado mental de correr uma longa distância e ter de continuar. Quanto ao calor, não reagi muito mal. Ensopei duas vezes o Buff em água gelada, tinha um chapéu que me fazia sombra na cara e óculos escuros a sério, comprei-os na decathlon bem baratos, mas são de montanha e conseguem bloquear o maldito reflexo do sol que vem de baixo, da gravilha branca dos estradões. Um conforto.

Image.

Leave a Reply

