relativo e próximas fases

Saíram as classificações oficiais do Extreme Trail dos Cucos. Com o meu tempo de 4:18 fiquei em 76º em 149 atletas que participaram na distância de 24km, praticamente “a meio”. Supreendeu-me. O meu pace de 11min /km é mais lento do que andar a pé na cidade e estoirei fisicamente. Mas o tempo do primeiro, Délio Ferreira, com 2:23, coloca tudo em perspectiva.

Depois de reflectir, vou mesmo manter o objectivo dos 80k do DUT, mas algo vai ter de mudar nos meses de Julho e Agosto ou espera-me um autêntico inferno. Não quero imaginar a sensação psicológica de estoirar aos 12km tendo ainda 68km pela frente. Custa-me a acreditar que o DUT tem mesmo 4500m de desnível positivo. Se esta tinha 1100m oficiais (mas 1500 de acordo com meu relógio), significa que o rácio subida /km é o mesmo que o do DUT. Ora isto custa-me um pouco a acreditar, mas pode ser verdade… Se nesta prova experimentei um baixo muito grande de onde consegui rastejar, foi em parte porque era “curta” e quando passei os 12km, senti que já tinha feito metade. Aos 18km contava os metros que fazia penosamente rampas acima. Este estado de espírito é impossível numa ultra. Tenho de encontrar formas de vencer a tendência para ficar impaciente no fim das provas e perder o ânimo.

Posto isto:
1) não me stressar em cumprir um xis de km’s semanais (60-80km) dispersos por 5 corridas semanais, preocupar-me apenas com um long run muito longo ao sábado
2) obrigatório treino de velocidade – tempo runs, time trials de 5k e eventualmente séries (que detesto!)
3) incluir trabalho extremo de rampas para a força. Tenho de descobrir um loop que possa fazer para trabalhar a musculação necessária e que me dê algo como 1 hora 100% a subir a pique (a andar) e descer a pique. Idealmente fico com o carro perto ou é perto de casa e a cada loop tenho de vencer o impulso de desistir e voltar para o carro / casa.
4) Ir monitorizando os progressos de tempo, criando um segmento no strava para este loop.

E é isto. Amanhã começamos.

Leave a Reply

