Extreme Trail dos Cucos (22.6k)

grafico00
Sova monumental. Demorei quase 4h e 20 para fazer 22.6km e +1488m. O Strava diz 1058 metros, mas o meu Suunto Ambit 2 tem altímetro barométrico mais preciso. De trail em trail, vou ganhando humildade. Hoje passou-me pelo meios uma dúzia de vezes pela cabeça alterar a inscrição no DUT80k ou na Ecomaratona de Lisboa (em Monsanto)… Prova sem momentos de descompressão e rampas que mesmo no ritmo mais lento não permitiam recuperar. Se em mais de 4 horas corri em plano 15 minutos no total é uma sorte. Com a experiência do trail de sesimbra em que fiquei num mega engarrafamento logo no primeiro trilho técnico, neste achei que era boa ideia ir com o pessoal valente e abri a corrida a correr subidas e tudo. Lixei-me. Ao km 12, estoirei ao ponto de achar que era melhor desistir. O piso era também quase sempre muito traiçoeiro, descidas a pique onde uma falta de concentração podia significar uma queda desastrosa. Depois fui recuperando a partir do abastecimento dos 17km e para o fim já estava melhor. Foi bom ter conseguido continuar a correr nas descidas, algo que em Sesimbra, talvez do cansaço da maratona, não consegui mais nos km’s finais. Apesar de estar “pessimista” agora e desta etapa me ter prejudicado alguma da confiança, também tenho noção que estes trilhos, até pelo tipo de terreno (torci duas vezes o pé, ia caindo 2 vezes, vi pelo menos 4 quedas, uma delas feia, algo que nunca tinha visto!) que nem permitia “assentar” bem o pé, não posso comparar alhos e bugalhos.

Isto é o perfil altimétrico de uma corrida de 5 horas em Sintra (a linha laranja é a altitude, branca o ritmo cardiáco)

grafico1

Isto é o serrote deste trail.

grafico2

O serrote foi conseguido à custa de espremer ou máximo a zona dos cucos.

grafico0

E pronto, nos próximos dias vamos reflectir sobre estes dados e pensar nos próximos treinos. Sem dúvida que tenho de trabalhar ainda mais desníveis… Não é só ir para Sintra, é escolher rotas que obriguem a esse trabalho. Ainda estou muito orientado pela filosofia de “estrada” em que o conta são os km’s e não o acumulado positivo.

2 thoughts on “Extreme Trail dos Cucos (22.6k)

  1. Depois de ter visto a altimetria antes da prova, depois de a fazer e observar este registo é de facto puxado. Bem dizia um dos meus colegas de equipa que o acumulado era para aí o dobro de provas semelhantes em que já participou este ano.

    Fico contente de a ter acabado, embora como te disse com a “tristeza” de me ter perdido, o que me levou para aí a mais 40 mins no tempo final, apesar de assim ter feito perto de 27kms no total, que é o meu recorde de distância em trail.

    Num percurso tão centrado, acho que teria sido melhor a organização diferenciar a cor das fitas da primeira parte (até aos 12kms) das da segunda parte, até porque as zonas eram de facto muito próximas.

    No entanto, sempre a aprender e força nisso 🙂

Leave a Reply

