urso sou eu

Completando o post abaixo, pensando em Portugal, penso que o sentimento de deslumbramento perante a natureza não seja assim muito comum. Ainda há dias a RTP fez uma reportagem inenarrável sobre o trail running com o título “custo zero”, focando o tema nos portugueses preferirem um actividade barata(!) face aos ginásios para se manterem em forma. Foi tão deprimente que ao fim de uns minutos desliguei a tv. Também acho o trail running mais barato que, por exemplo, o BTT ou o Holmes Place, mas é substancialmente mais caro que a simples corrida de estrada, na cidade, à beira rio etc. mas pegar nele por esse prisma, para além de um mau trabalho jornalístico (a peça era, além de absurda, péssima na edição, fotografia etc.) é ser totalmente cego ao verdadeiro motivo pelo qual alguém vai parar ao trail. De resto, para mim o primeiro sinal de não-deslumbramento com os tais outdoors, é uma necessidade de correr em grupo. Já aqui abordei isso. Não que tenha algo contra, muito pelo contrário, acho excelente que pessoas se juntem e corram e que se conheçam, mas para mim destrói uma parte da experiência (se o treino for numa zona especial) porque distrai, quebra a ilusão ou a própria experiência de aventura. Já o escrevi a propósito de, por hábito preferir treinar sozinho, excepcionalmente  com um amigo, e nunca em grupo. A experiência que eu procuro quando estou 5 horas em Montejunto não me cruzando com quase ninguém esse tempo todo, é a de ser eu próprio um urso. Gostaria de me comparar com um puma, talvez daqui a 2 ou 3 anos…

Amanhã, trail extreme dos cucos. Vão ser 24k intensos de subidas descidas estilo serrote!

Leave a Reply

